Com o olhar voltado às profundas mudanças na indústria do entretenimento, o Rio2C amplia a sua oferta de conteúdos e confirma edição 2023. O maior encontro de criatividade da América Latina retorna à Cidade das Artes, de 11 a 16 de abril de 2023, com o tema de soft power – que se traduz em uma influência indireta capaz de moldar desejos e preferências através da cultura, valores políticos e políticas externas –, presente em mais de 500 painéis previstos.
Leia Mais:
- Rio2C: com mais de 37 mil participantes, edição 2022 supera expectativas
- Rio2C mobiliza indústria criativa em mais de 250 painéis sobre inovações e negócios
- Rio2C propõe a desaceleração e o consumo inteligente na edição 2022
“A cada edição adotamos um tema que direciona os trabalhos. Em 2023, o soft power será a nossa bússola. Trata-se de um artifício de construção de uma ideia a longo prazo, de forma subliminar. Vivemos na era da influência e o Brasil é um celeiro infinito de ativos para o uso dessa estratégia. A floresta amazônica, por exemplo, é um símbolo com enorme potencial para a construção da imagem do país, assim como a cultura e a diversidade do nosso povo”, afirma Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C.
O executivo completa: “os Estados Unidos foram provavelmente os primeiros a descobrir que através de Hollywood poderiam influenciar o mundo. Hoje vemos China, Coréia do Sul e a própria Ucrânia usando o soft power para controlar narrativas e construir suas imagens globalmente”, diz Lazarini.
Conferência, novos Palcos e Summits
A nova edição do Rio2C que recebeu mais de 37 mil pessoas ao longo dos seis dias de evento em 2022, contará com dois novos palcos – o “Arts & Crafts”, dedicado a design, moda e arquitetura, e o “Games+”, destinado ao universo dos jogos eletrônicos.
“O ‘Arts & Crafts’ vai apresentar discussões sobre como o design, a moda, a arquitetura e as artes impactam a sociedade, enquanto expressões culturais. O ‘Game+’ ganhou um palco exclusivo devido ao enorme sucesso do tema no summit realizado na edição do ano passado”, explica Lazarini.
A novidades se somam aos nove espaços multidisciplinares e transversais que já ocuparam a Cidade das Artes no último ano. São eles: “Global Stage”; “Storyvillage”; “Brainspace”; “House of Brands”; “Biodom”; “New Frontier”; “Future U”; “Soundbeats”; “Screening Room”.
A programação de painéis terá uma conversa entre o casal alemão Baran bo Odar e Jantje Friese, criadores da aclamada série “Dark”, bem como um bate-papo do cineasta Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”, “O Jardineiro Fiel” e “Ensaio Sobre a Cegueira”) com o produtor canadense Niv Fichman (“O Violino Vermelho” e “O Quarto Proibido” e “Ensaio Sobre a Cegueira”).
O futurista Brett King, autor do livro “The Rise of Technosocialism: How Inequality, AI and Climate Will Usher in a New World”, Pam Kaufman, presidente e CEO para mercados internacionais da Paramount, e a cantora Ludmilla também estão entre os primeiros 50 palestrantes – cuja lista será atualizada periodicamente no site.
O evento vai inaugurar ainda três summits inéditos. Fruto de parcerias com as empresas Play9, SBF/NWB e a revista Forbes, respectivamente, os fóruns tratarão de inovação nos segmentos de cultura digital, de esportes e mercado de capitais, este último com foco em criptoativos e ativos verdes. Realizados no dia de abertura do Rio2C, eles se juntarão ao já tradicional summit de marcas e conteúdo Meio & Mensagem, uma colaboração iniciada em 2018.
Rio2C: estreia do “Pitching Editorial”
Dedicado à realização de negócios na indústria criativa, o Mercado do Rio2C movimenta centenas de milhões de reais nos setores de audiovisual, inovação e música a cada edição. Trata-se de uma oportunidade para profissionais e empreendedores em busca de negócios e networking do setor de inovação/startups, game, editorial, música e audiovisual.
O evento também terá como novidade a abertura do Pitching Editorial, em que empresas do setor poderão negociar os direitos autorais de futuros lançamentos de ficção e não-ficção com produtoras e plataformas de streaming.
Além das Rodadas de Negócios, que conectam os players em reuniões individuais com proponentes de projetos de diferentes setores, o Rio2C também gera oportunidades nos pitchings, oferece mentorias com especialistas do mercado e lança Desafios Corporativos. Na última edição, a seção recebeu 2.480 inscrições de 75 países, número que a organização pretende dobrar em 2023.
Confira outros Pitchings e novidades do “Mercado do Rio2C” em 2023:
Pitching de Startups:
O Mercado de Inovação do Rio2C busca negócios de impacto que estejam engajados com um ou mais dos 17 (ODS) objetivos de desenvolvimento da ONU e alinhados às verticais da economia criativa. É dividido em 4 verticais: consumo; entretenimento; educação e trabalho; e impacto. Com uma banca de investidores, oferece prêmios para cada setor.
Pitching Editorial:
O Rio2C se aproxima de mais um setor da economia criativa e promove a conexão entre autores, agentes literários, editoras e players do audiovisual. O objetivo da iniciativa é fomentar negócios no setor editorial, estabelecendo pontes entre autores independentes e agentes de editoras, conectando obras literárias ao segmento audiovisual para adaptações.
Pitching Creator:
O Rio2C apresenta mais uma possibilidade de negócios para o setor audiovisual e o que era exclusivo para empresas agora também está acessível diretamente a criadores independentes. Produtoras, estúdios e plataformas de streaming de grande e pequeno porte buscam projetos baseados em propriedades intelectuais de diferentes formatos.
Desenvolvedores de games, podcast, websérie, curta-metragem ou qualquer tipo de autor de propriedade intelectual, terão a oportunidade de apresentar suas ideias a produtores e executivos do mercado audiovisual através dessa nova modalidade de pitching.
PitchingShow:
Plataforma de lançamento de novos artistas da América Latina, o PitchingShow reúne os principais profissionais da indústria da música – gravadoras, rádios, plataformas digitais, empresários, curadores de festivais e jornalistas – para descobrirem os próximos grandes nomes do mercado.
Com inscrição gratuita e logística paga pelo Rio2C, os 12 artistas escolhidos pela comissão da música e por voto popular fazem um pocket show aos agentes do mercado.
Palcos do Rio2C 2023
GLOBAL STAGE
O mais heterogêneo de todos os palcos, o Global Stage promove a maior interseção entre os segmentos abraçados pelo evento. Situado na maior sala da Cidade das Artes, um auditório com capacidade para 1250 espectadores, reúne personagens nacionais e internacionais das áreas de tecnologia, inovação, ciência, audiovisual, música, games, mídia e marcas, sustentabilidade, educação e futuro do trabalho.
STORYVILLAGE
Segundo maior palco do Rio2C, com lotação máxima de 450 pessoas, o StoryVillage reverencia a arte da criação, da narrativa, dos roteiros, da composição, do traço e da fórmula, seja na concepção de uma série, de um filme, uma música, um livro, uma startup ou um projeto de arquitetura.
BRAINSPACE
Espaço dedicado a temas únicos sobre cérebro, criatividade e descobertas incríveis que surpreendem o público, o Brainspace tem a premissa de transformar a ciência em entretenimento.
HOUSE OF BRANDS
Palco das marcas, do marketing, da mídia, da publicidade e propaganda, o House of Brands traz as principais tendências, cases e transformações da área, nas vozes de executivos de marketing e comunicação, criativos, publicitários, produtores de conteúdo, jornalistas, artistas, influencers e gamers.
SCREENING ROOM
Destinado ao universo do audiovisual em todas as suas frentes, o Screening Room visa a estimular a reflexão sobre o segmento a partir de temas como plataformas de streaming, alternativas de financiamento, propriedade intelectual e coprodução, entre outros.
NEW FRONTIER
O New Frontier traz o futuro para o presente, analisando quem está por trás das mais novas tecnologias e como essas mesmas tecnologias impactam a vida cotidiana e transformarão o mundo como o conhecemos.
SOUNDBEATS
O Soundbeats discute o show business da música com temas atuais e urgentes como o streaming, lives, direito autoral, empresariamento, turnês e festivais.
FUTURE U
O Future U abordará temáticas e tendências sobre o futuro do trabalho, das empresas e da educação, com foco especial no idadismo, empreendedorismo, educação continuada, novas habilidades e profissões do futuro.
BIODOM
O Biodom engloba as tendências e desafios urgentes de fatores sociais e ambientais que podem impactar o futuro do planeta a partir de temas como a agenda ESG, meio ambiente, energia, diversidade, comunidades e cidades do futuro.
ARTS & CRAFTS
O Arts & Crafts aborda questões mercadológicas e conceituais da arquitetura, moda, design e artes. Entende desde a concepção à impressão de tempo e espaço; a importância artística para manutenção da identidade; a cadeia produtiva e geração de negócios além da estética e o impacto desses setores na sociedade e na vida cotidiana.
GAME+
O palco faz uma imersão na indústria dos games e esports e suas múltiplas conexões, sob diversos ângulos e visões. Reúne publishers, criadores, influencers, streamers, organizadores de ligas e eventos, times, artistas, instituições, grandes marcas, e os fãs para celebrar a indústria e suas conexões, bem como entender o futuro.
Rio2C 2023: Festival
No fim de semana, o público terá a chance de vivenciar experiências imersivas com games e realidade virtual e aumentada, além de assistir e participar de uma série de palestras, oficinas e masterclasses com grandes nomes da indústria criativa (a programação será anunciada mais adiante).
A pré-venda exclusiva BB Ourocard Creator acontecerá de 12 a 18 de janeiro de 2023. Para mais informações acesse o site.