Sofar Sounds, a rede global de shows íntimos, voltou depois de enfrentar desafios significativos durante a pandemia da covid-19. A empresa relatou que pagou mais de US$ 30 milhões aos artistas desde a crise sanitária. As informações são do Music Business Worldwide.
O número foi relatado pela Variety na terça-feira (13), observando que Sofar conseguiu pagar cerca de 3 mil artistas cujos shows foram cancelados devido ao isolamento social, apesar de inicialmente serem vistos como um dos negócios mais vulneráveis da indústria da música durante a pandemia.
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A Sofar Sounds conseguiu resistir à crise sanitária, pagando aos artistas mais de US$ 1,5 milhão ao longo da pandemia, disse o relatório disponibilizado pela companhia.
Sofar é conhecido por ter apresentado as primeiras apresentações de artistas como Billie Eilish, Bastille, Leon Bridges, Hozier e YEBBA.
Os pagamentos aos artistas não incluem apenas taxas de performance, mas também resultam da incursão da empresa em serviços artísticos. Por meio de sua plataforma, a Sofar Sounds introduziu ‘Fan Rewards’ e experiências VIP que permitem aos artistas oferecer vantagens exclusivas a seus fãs.
Jim Lucchese, CEO da Sofar Sounds, reconheceu o impacto nos artistas durante a pandemia, observando que mais de 70% deles perderam mais da metade de sua renda, enquanto mais de 90% perderam quase todos os shows agendados.
“Tivemos que cancelar 3 mil artistas”, disse Lucchese à Variety. “Então enviei a eles uma nota e originalmente disse: ‘Aqui está o dinheiro para seus shows, o que normalmente pagamos, considere um adiantamento’, pensando que estaríamos de volta em alguns meses. Mas, à medida que as coisas se arrastavam, apenas dissemos: ‘Basicamente, mantenha esse dinheiro como uma doação’”, completa.
Sofar também lançou um programa de bolsas para artistas
Durante a pandemia, o Sofar se manteve financeiramente estável organizando concertos transmitidos ao vivo chamados de Listening Room, onde os artistas tinham 100% das doações, com um valor médio de $ 450 por apresentação.
Além disso, a empresa garantiu o apoio de investidores e patrocinadores. Lucchese planejava a expansão para os serviços artísticos antes mesmo da pandemia e, em fevereiro de 2021, a Sofar adquiriu a Seated, permitindo que os artistas em turnê se conectassem diretamente com os fãs por meio de uma ferramenta de listagem para promover shows e mercadorias que não fossem da companhia.
A empresa também diversificou suas ofertas de transmissão ao vivo para incluir opções personalizadas e pacotes VIP, variando de festas de aniversário virtuais a eventos corporativos de formação de equipes.
“Isso é operacionalmente prático, onde trabalhamos com os artistas e gerentes para criar experiências VIP personalizadas e, em seguida, construímos um pouco de tecnologia e fornecemos serviços para dar vida a elas. Isso pode ser qualquer coisa, desde acesso antecipado a ingressos até um meet-and-greet ou uma experiência totalmente personalizada para os fãs”, disse Lucchese à Variety.
Com a retomada dos eventos ao vivo, o Sofar se expandiu além de seu formato tradicional de três artistas apresentando conjuntos de 20 a 25 minutos em locais não convencionais. A empresa agora oferece vários formatos de show que exigem maior remuneração.
Segundo o Music Business Worldwide, a empresa agora pretende sediar cerca de 10 mil shows em 400 cidades em todo o mundo até o final do ano.
Ainda segundo o MBW, antes da pandemia, Sofar revelou em maio de 2019 que havia arrecadado US$ 25 milhões para alimentar sua futura expansão em todo o mundo. A rodada de investimentos foi liderada pela Battery Ventures e Union Square Ventures, com os investidores existentes Octopus Ventures e Virgin Group, que também participaram da rodada.
Dois meses depois, Sofar fez parceria com a Signia Creative, uma divisão do escritório de investimentos privados Signia e a instituição de caridade Help Musicians, em uma série de shows para arrecadar fundos para apoiar músicos.