A Associação Americana da Indústria da Gravação (RIAA, na sigla em inglês) divulgou a lista dos álbuns de 2020 que conseguiram o certificado de platina. Somente nove títulos conquistaram essa proeza – equivalente a um milhão de unidades (vendas + streams). O grande destaque é “My Turn” do Lil Baby, único álbum certificado como platina dupla.
Do universo pop, só quatro álbuns foram platinados até o momento: “Map of the Soul: 7” do BTS, “Manic” da Halsey, “Changes” do Justin Bieber (que na verdade é um álbum de R&B) e “Folklore” da Taylor Swift (em uma empreitada folk). Lançamentos fortes como os da Ariana Grande ou da Lady Gaga ainda não ultrapassaram a marca do milhão.
Confira a lista dos álbuns de 2020 platinados nos EUA:
Lil Baby – “My Turn” (2x platina)
BTS – “Map of the Soul: 7”
Future – “High Off Life”
Halsey – “Manic”
Justin Bieber – “Changes”
Lil Uzi Vert – “Eternal Atake”
Polo G – “The Goat”
Sam Hunt – “Southside”
Taylor Swift – “Folklore”
Justin Bieber, apontado como decadente pelo desempenho do “Changes”, na verdade se destaca com ótimos resultados nos Estados Unidos. Os singles “Yummy” e “Intentions” (com Quavo) também foram certificados como platina pela RIAA.
(Foto: Reprodução / RIAA)
Confira os álbuns certificados como ouro!
Certificações são diferentes para produtos latinos
Álbuns e singles de artistas latinos têm outra tabela de certificação nos Estados Unidos, com números menores. Bad Bunny, no entanto, conquistou o certificado de 19x diamante pelo álbum “YHLQMDLG”. Isso equivale a 1,14 milhão de cópias. Se ele cantasse e inglês, teria levado o certificado de platina também nos Estados Unidos. Como canta em espanhol, foi 19x diamante latino.