A acusação de plágio contra o clipe de “S&M” de Rihanna deverá ir à julgamento no próximo mês. O fotógrafo David LaChapelle, que fez a alegação contra o vídeo em fevereiro, se prepara para ir ao pré-julgamento contra a gravadora da cantora no dia 10 de agosto.
LaChapelle alega que o clipe copia seu trabalho em diversos momentos e que os produtores do vídeo roubaram suas ideias quanto à iluminação, tema, figurino, conceito e acessórios.
De acordo com a MTV americana, a corte resolveu reconhecer como evidência uma certa cena do clipe, onde se vê Rihanna dominando um homem em frente de uma parede listrada de rosa e branco, que é similar à foto de David LaChapelle intitulada “Striped Face”.
Apesar do processo, o fotógrafo afirma que é fã de Rihanna e que as acusações não são contra ela. Durante entrevista, David LaChapelle explicou: “Eu gosto de RiRi. Isso não é pessoal, são apenas negócios. Músicos comumente pagam para samplear músicas ou usar as batidas de alguém e não deveria haver diferença ao samplear os visuais de um artista.”
Mais uma foto de David LaChapelle que ele acredita ter sido copiada para o clipe de S&M
Além de David LaChapelle, outro fotógrafo também acusa o clipe de “S&M” de copiar seu trabalho. Phillip Paulus afirma que o vídeo copiou uma série de suas fotos feitas em agosto de 2010.
“S&M” e suposto plágio do trabalho de Phillip Paulus