Há 10 anos trabalhando como DJ, 8 deles ligado com Marketing e 5 desses anos envolvido com gravadoras e rádios, resolvi escrever algumas dicas para aqueles que estão buscando um espaço na música, sejam produtores, DJs, bandas ou cantores. Antes de tudo não esqueçam: sejam vocês mesmos. Sintam-se livres antes de tudo, usem suas originalidades e criatividade, inovem. A música precisa de gente nova, e jamais jamais desanime.
Com o surgimento da internet, a música começou a correr solta pelos lados, literalmente aos quatro ventos. Pode parecer divertido ter sua música liberada em todos os lugares, mas se você é inteligente, você vai acabar reconhecendo o impacto que isso poderia ter, sobre um valor recebido pela sua obra. A idéia de doar a sua música, disponibilizar grátis pode ter um papel muito forte estrategicamente, mas não deve ser apenas essa a sua carta na manga. Os A&R das gravadoras procuram novos talentos constantemente para serem trabalhados, porém eles não se interessam caso sua música já esteja aí, na internet e de graça.
Muita gente diz por aí que normalmente para você mostrar seu trabalho, você pode começar produzindo remixes não autorizados, mostrando suas habilidades de produção – em caso de DJs e produtores musicais. Embora realmente isso possa funcionar, vem embutido um perigo potencial para seu nome. Deixe bem claro sua intenção, escolha com sabedoria a maneira como você irá divulgar esse remix, para não te trazer problemas, às vezes é melhor nem começar um trabalho quando se envolve a questão de direitos autorais.
Criar sua banda pode te trazer como o resultado o seu sonho de se tornar “um astro pop”. Porém, a maioria delas confessam que são influênciadas por bandas que vieram antes, outras sonoridades, isso é sadio na música, contanto que você não seja uma cópia de tudo aquilo que você ouvia. Há um mercado de imitadores, as chamadas bandas covers, mas isso não é bem visto no mundo POP. Se você quiser trazer características do seu ídolo, pesquise as atitudes, as escolhas musicais de cada época da sua banda favorita. E principalmente entenda o momento em que você está criando sua música, viva o presente, é fundamental manter contato com os gostos do público de hoje. Não adianta você gostar de Rock and Roll e querer fazer uma sonoridade dos Beatles depois de tanto tempo.
Se você for contratado ou convidado por alguma gravadora ou selo, não seja ingênuo. Digo por experiência própria, não se esqueça de deixar tudo bem claro quando for assinar ou garantir termos de acordos. Na indústria da música hoje, produtor é aquele contribui com idéias e na qualidade, sendo um co-autor do sucesso. Insista em conseguir tudo por escrito, com assinaturas, com apoio de advogados, para garantir que não te passem a perna depois. Acreditem, nesse mercado está cheio de gente de má índole. Como se é de esperar como em qualquer indústria, alguns produtores, artistas ou bandas são melhores que outras, e sempre algum aproveitador procurando a fórmula rápida do sucesso. Pesquise bem com quem você vai trabalhar, ou deixar sua música, nem sempre grandes promessas são as melhores. Principalmente se você é um artista independente, se pergunte várias vezes qual a diferença e relevância para você assinar com um grande escritório ou gravadora. Quem eles ajudaram antes, e de que forma?
Jamais esqueça que é importante conhecer pessoas. Quando dizem que conhecimento é tudo, não estão errados. Seu negócio é música, é público, então seja amigável, se torne de fácil acesso, a chance de encontrar pessoas que possam te ajudar é bem mais fácil.
Seu maior destaque será criar algo diferente do que o mercado espera. Impressione, se faça ser notado. Estamos em um dos mercados mais competitivos de todos. Existem pessoas tão talentosas quanto você. Você vai se perguntar, qual o primeiro passo que eu faço depois de criar uma música ou compor uma música? Procure uma Editora Musical, ela é uma empresa responsável por registrar sua música. De preferência busque uma boa editora, com contatos certos, que vão te ajudar a um artista gravar sua composição, ou conseguir uma gravadora para lançar o seu trabalho. Eles te darão suporte nas questões legais, como direitos autorais.
Mantenha seu olho na moda, na sociedade, e na totalidade cultural da música.
A cultura popular influencia todas as formas de mídia, não só a música. Estamos numa era multicultural. Então não se esqueça, ouça tudo que você conseguir, apreciação musical é uma habilidade. A junção de seus gostos faz você compreender melhor música, aumentando o seu pontecial em ter suas próprias idéias. Entenda que a música gira em torno da geração que a escuta.
Sintetizador
Sintetizador: O DJ Filipe Guerra traz dicas para quem busca um espaço na indústria pop
Produtores, DJs, bandas ou cantores: O Sintetizador de hoje é para vocês.
Destaques
#Noticias
E uma das maiores rixas do universo do rap acaba de ganhar um novo capítulo! Nesta segunda-feira (25), veio à tona que Drake processou...
#Geek
A aguardada adaptação cinematográfica de “Wicked” com Ariana Grande e Cynthia Erivo finalmente chegou aos cinemas oficialmente nesta quinta-feira (21). Acompanhando a estreia nas...
#Noticias
Pouco mais de uma quinzena após o lançamento de “Disease”, Lady Gaga já presenteou os fãs com uma versão ao vivo da música. Ao...