in ,

Sintetizador: Filipe Guerra lista as últimas cópias que abalaram o mundo pop. GaGa, Leona Lewis e Chris Brown estão na lista!


https://si0.twimg.com/profile_images/1547051855/256003_1689449966951_1558770246_1299561_2969989_o_reasonably_small.jpgJá dizia Lavosier em sua lei: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” Se ele estivesse vivo hoje a sua lei seria: tudo se copia. No mundo pop não é diferente, muitos alegam que a musica é muito caracterizada como um som reciclável. Mas na verdade nem sempre é assim.

Tem gente que tem cara de pau, e das grandes. Vai na fórmula do “time que se ganha, não se mexe”, e acaba entrando numa roubada. Confira agora alguns casos (confirmados) de plágio, cópia, xerox, imitação, seja lá como você costuma chamar a ausência de criatividade.

Loli Lux – Wannabe x Lady Gaga – Judas
Quem chamou a atenção do grande público para a tamanha “semelhança”, foi nada menos que o respeitado produtor Doctor Luke em seu twitter. Mesmo depois da confusão na mídia a respeito da aproximação de estilo de “Born This Way” com “Express Yourself” da Madonna, Lady Gaga ainda tinha mais essa para explicar.

De acordo com a cantora ucraniana Loli Lux, ela tinha mandado uma versão demo de “Wannabe” para um amigo em comum do RedOne, produtor de “Judas”, e ficou surpresa quando ouviu a música na voz da GaGa. Começaram aí inúmeras trocas de insinuações que não seria a primeira vez que as ideias da Loli eram fontes de inspirações pela equipe da Haus of Gaga.

Ouça e compare:

Avicii – Fade into Darkness x Leona Lewis – Collide
Essa é a prova de que quando roubarem sua ideia seja esperto e gere marketing para si gerando notícias sobre seu trabalho. O produtor Tim Berg, também conhecido como Avicii, ficou surpreso quando “Collide” da Leona Lewis foi lançada.

Produzida no fim de 2010, inicialmente na versão instrumental com o nome de “Penguin”, a faixa do DJ sueco era restrita a poucos djs e produtores. E em que lugar ela foi parar? Na fonte de inspiração do produtor do single da Leona Lewis, o Sandy Vee. A confusão só foi amenizada quando o mesmo, depois de ser bombardeado em seu twitter, respondeu em seguida que o nome do Tim Berg estava nos créditos da música.

Ao memo tempo foi lançado pelo selo Ministry of Sound, “Fade into Darkness”, o novo single do Avicii, a faixa copiada pelo Sandy Vee. Apesar de ter sido negado pela assessoria da Leona Lewis, a sua equipe de marketing teria feito de tudo para dificultar o lançamento da “Fade into Darkness” na Radio BBC, na Inglaterra. Logo depois o nome do Avicii está nos créditos da capa do single de “Collide”.

Veja o clipe de “Fade into Darkness”, a original que acabou gerando mais notícia que a cópia. Para mim uma das músicas de 2011.

Calvin Harris – I’m not Alone x Chris Brown – Yeah 3x
O produtor escocês disse ter se engasgado tomando seu café da manhã enquanto ouvia “Yeah 3x” do Chris Brown tocando na rádio. Disparou no twitter: “Roubar ainda é roubar, não importa quem você é, Só porque Chris Brown é uma celebridade internacional, não lhe dá o direito de copiar um cara do Reino Unido que poucas pessoas ouviram falar”. Para quem não conhece, assim como David Guetta, Steve Angello, Kaskade, o Harris é um dos responsáveis pela influência da nova música pop americana com raízes na dance music.

Depois do problema entre os dois, em uma entrevista Calvin Harris disse que tudo ficou acertado, “Ele ficou entristecido com a situação (Chris Brown). Assim que ele ouviu o original, ele falou: ‘Uau, OK’. Agora, resolvemos tudo. Ele me deu metade de uma música”. O produtor de “Yeah 3x”, o DJ americano Frank E ficou de patinho feio na história.

Ouça as aparências: