Estudo com base nos tops da Billboard explica que “batidas regulares” nas canções preferidas dos americanos adivinham tempos de grande agitação.
Um cientista da Universidade de Nova Iorque descobriu uma inusitada relação entre a situação económica dos Estados Unidos e as preferências musicais dos concidadãos.
Segundo Phil Maymin, especialista em finanças e engenharia do risco, em tempos de turbulência social e económica, os gostos musicais são inversos, ou seja, preferem-se músicas com a batida o mais regular possível.
O cientista social deu como exemplo de “batida estável em tempos de instabilidade” o sucesso do novo single de Beyoncé, “Single Ladies (Put a Ring On It)” (do álbum de 2008 I Am… Sasha Fierce ), esta semana no 2º lugar do top americano.
“Se for uma batida estável, sempre a mesma, não interessa se mais lenta ou mais rápida, trata-se de uma música com pouca variância. Estas canções testemunham a volatilidade dos mercados”, explicou.
Maymin fez a análise dos diferentes tops da Billboard nos últimos anos. “A correlação é bastante forte”, disse, acrescentando que as crises têm surgido por norma quando as tabelas estão “cheias de temas regulares”, enquanto canções complexas só vingam em períodos de bonança.
Com as Info.: BeyonceSTAR.NET