in , , ,

“Síndrome de vira-lata”? Web resgata desabafo de Xuxa e compara: “Poderia ser Anitta”

Na ocasião, Xuxa falou sobre críticas dos brasileiros à sua carreira internacional

Em outro vídeo que voltou à tona - esse mais recente -, a própria Xuxa compara sua trajetória com a de Anitta e diz que já sentiu vontade de pegar a cantora no colo e cuidar diante de toda a dificuldade com a qual lidou. Fotos: Blad Meneghel; Instagram/@qgdaanitta

Parte da repercussão de “Xuxa, o Documentário”, que estreou semana passada no Globoplay, começou a viralizar nas redes sociais um vídeo antigo em que Xuxa fala sobre a internacionalização de sua carreira. Ao Faustão, à época dos anos 1980, a “rainha dos baixinhos” ironizou a postura dos brasileiros, a duras críticas, diante do avanço de sua carreira internacional – movimento esse que a web conhece como “síndrome de vira-lata”. O vídeo, que acabou por promover um debate sobre a atualidade da situação na cena pop contemporânea, rendeu comparações com a trajetória de Anitta.

> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes

Foto: Blad Meneghel

LEIA MAIS:

“As pessoas não ficam felizes por eu estar fazendo sucesso lá fora… Por exemplo: ‘ah, ela faz sucesso na Argentina, mas o programa dela nos Estados Unidos está mais ou menos’; ‘Ah, ela tá assim, mas ela não tem isso’. Essa inveja das pessoas é uma coisa que é difícil de lidar”, desabafa Xuxa no trecho que está repercutindo na web.

A “síndrome de vira-lata”, como muitas pessoas daqui chamam, é um movimento que já é discutido na internet há anos e que vem à tona quando acontece de um artista brasileiro ganhar força e começar a se destacar em outros mercados, além das fronteiras do Brasil.

É uma situação observada a partir de grandes nomes sobretudo, da música pop, uma vez que são exportados para o mercado internacional, mas que sofrem uma certa resistência do público de seu próprio país de origem – no caso, o Brasil. Há, entre muitas pessoas, um movimento de, constantemente, inferiorizar um ‘produto’ nacional para enaltecer o que vem de lá de fora, como se artistas nossos nunca fossem ter valia lá para fora. Anitta, Ludmilla e Luísa Sonza são exemplos de carreiras que foram impactadas por essa “avalanche”.

LEIA MAIS:

Veja o debate gerado a partir do depoimento de Xuxa:

Curtiu esta matéria? Leia mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!