Busca por vingança, lutas de artes marciais minuciosamente coreografadas, um herói contra todos, cenário asiático e personagens únicos. Essa poderia ser a descrição de qualquer filme de artes marciais que já foram grandes sucessos em Hollywood, mas na verdade estamos falando de um jogo de videogame: “SiFu”, que chega nesta terça-feira (08) ao PC, PS4 e PS5.
E a comparação não é sem sentido. “SiFu” é claramente inspirado nessa cultura de filmes de artes marciais e coloca o jogador na pele de um lutador de Kung Fu em busca de vingança pela morte de sua família, assassinada por outros lutadores na frente dele, quando ainda era criança.
E é aí que começa essa nova aventura.
Mecânicas únicas
Em uma primeira vista, “SiFu” pode parecer apenas mais um jogo de ação desenfreada, mas ele oferece muito mais que isso, incluindo uma mecânica que transforma o jogo único: o jogador, a cada vez que morre, retorna mais velho e a cada década de idade, fica mais forte, mas com menos saúde, diminuindo sua capacidade de tomar dano.
Esse é, de longe, o grande diferencial do game e faz com que o jogador tenha mais cautela ao entrar nas lutas, seja com grandes números de capangas ou com os chefões de cada missão.
Essa cautela, inclusive, é extremamente importante durante todo o game, já que, ao começar com 20 anos, o jogador poderá chegar até os 70 anos antes de “morrer definitivamente”. E essa idade não se renova, a não ser que refaça as missões anteriores para tentar terminar mais jovem do que da vez anterior e, assim, garantir mais uns anos de vida e chances maiores de concluir o jogo.
Nas lutas, o jogador também pode se beneficiar de objetos pelo cenário. Banquinhos, garrafas, canos e bastões podem ajudar a sair vivo e bem de batalhas com uma multidão de capangas. Vale salientar que eles também podem se utilizar dos mesmos objetos, então.. cautela!
Fortalecimento do personagem
Além da evolução por idade (aumento de força e diminuição na capacidade de levar dano), o jogador também pode fortalecer seu personagem com habilidades e outros implementos que são adquiridos por meio de pontos de experiência (recebidos ao vencer os inimigos) e também por completar certas etapas das missões em uma idade determinada.
Com uma jogabilidade até simples, sem o uso de muitas sequências de botões, as batalhas em “SiFu” ganham ainda mais profundidade com a evolução do personagem e a possibilidade de usar habilidades únicas e especiais dá ao jogador maiores chances de sucesso contra os inimigos, que se tornam cada vez mais difíceis.
Investigação paralela
Colocando as lutas de lado, “SiFu” também oferece um nível a mais em seu jogo: investigação. A missão principal é obter sua vingança ao vencer os principais vilões da cidade e os assassinos de sua família e para isso, dicas e pistas podem ser encontradas em cada uma das missões, que irá ajudar a preencher um quadro de investigação e dar mais detalhes sobre a história e cada um dos personagens inimigos.
Por isso, olhos atentos! Em “SiFu”, além de cautela para lutar e vencer sem receber muito dano (e principalmente sem ser derrotado muito, para não envelhecer rápido), o jogador também precisará revistar cada um dos mapas para encontras as pistas e dicas necessárias para continuar em sua busca por vingança.
Com gráficos com um leve toque de desenho em animação, no geral, “SiFu” é um game desafiador, com uma história interessante e uma mecânica inovadora, mas que pode afastar jogadores mais impacientes e talvez até os inexperientes, já que a dificuldade do jogo pode acabar sendo um fator negativo.
Para quem gosta de se desafiar e tem a paciência para prosseguir na história com cautela, “SiFu” deve garantir boas horas de diversão e uma boa forma de desopilar dos estresses e preocupações do dia a dia ao distribuir alguns socos e chutes em capangas e bandidos por aí.
A vingança está, literalmente, em suas mãos.