in

Sia conta tudo sobre bastidores da indústria e revela que Beyoncé arma “acampamento de compositores” para criar discos


Nome fácil de encontrar nos créditos dos álbuns dos maiores popstars da atualidade, Sia deu uma entrevista para a revista Rolling Stone contando um pouco dos bastidores da indústria. Como se dão todas essas parcerias? Quantas colaborações são feitas e o público nunca ouve? Para quantos artistas vale oferecer a mesma música? A australiana conta tudo. Vale até separar por tópicos.

720x405-497773722

BEYONCÉ
Sia conta que, do mesmo processo colaborativo de “Pretty Hurts”, saíram outras 25 músicas – e uma estará no seu álbum “This Is Acting”. “O processo com a Beyoncé é tipo um acampamento de compositores, essencialmente. Ela viaja com a gente [para os Hamptons] e todos nós ficamos em uma casa juntos, tipo cinco produtores e cinco compositores tops. Ela visita cada quarto, contribui e nos deixa saber o que ela está sentindo ou não, sobre letras, melodias, tudo. Ela é muito Frankenstein quando o assunto é música. Ela vai dizer ‘Eu gosto do verso dessa, gosto do pré-refrão dessa. Você pode tentar mesclar?’. No fim, ela tinha 25 músicas minhas, e eu estava muito animada para ter algumas rejeitadas. Definitivamente, uma estará no meu álbum”.

KATY PERRY
A compositora conta que ofereceu “Elastic Heart” e “Chandelier” para ela, mas Katy não as pegou. Segundo Sia, indicar as músicas certas para os artistas certos é como um quebra-cabeça: tem que pensar na personalidade da pessoa, no caminho que ela está querendo percorrer e tudo mais. “Você apenas fica tentando encontrar onde colocar as peças. Às vezes acho que uma música é boa demais para ser desperdiçada. Isso soará mal, e estou tentando pensar em uma maneira fofa de dizer isso, mas um artista que bomba nas rádios é seu foco quando você é compositora. É o objetivo. Você quer alguém que toca muito”. Quando se reúne com Katy para compor junto, ela tenta entender a “voz” a cantora. “Ela é um pouco dominadora, e extremamente analítica. Eu, na verdade, meio que me demiti depois da primeira hora de nossa primeira sessão. Falei ‘podemos concordar que isso não está funcionando, nossa dinâmica de composição?’. E ela disse ‘eu amo isso, é tipo um quebra-cabeça para mim’. E eu falei ‘mas isso é chato para mim, a análise é totalmente tediosa para mim, é inimiga da criatividade’. Foi muito legal poder ter essa conversa, porque escrevemos de maneiras inteiramente diferentes.”

95955w525

RIHANNA
Já que o foco é quem bomba, Sia fica sempre de olho na Rihanna. A compositora admite que “se ouve que Rihanna está procurando por um single novo”, imediatamente manda algo para ela. Sia contou também que já foi a estúdio para “compor com Rihanna e Kanye West”, e nenhum dos dois estavam lá, ou ficavam por menos de uma hora.

A ESCOLHA PERFEITA 2
“Bird Set Free”, uma das músicas do álbum novo da Sia, foi oferecida primeiro pra Rihanna e depois para Adele, mas as duas rejeitaram. “A verdade é que escrevemos ‘Bird Set Free’ para ‘A Escolha Perfeita 2’. Eles rejeitaram para ficar com ‘Flashlight’, que se tornou grande no filme, mas eu não podia acreditar que eles tinham rejeitado ‘Bird Set Free’, porque para mim é uma música ótima, divertida, para cantar no carro. Fiquei com remorso”.

ADELE
Como se sabe, “Alive” é fruto de uma composição com a inglesa. As duas se reuniram para criar músicas para o álbum “25”. “Ela é extremamente talentosa, então foi muito fácil. É engraçado, porque nós duas somos meio dominadoras, porque tomamos as rédeas do nosso trabalho de composição e canto. Talvez não dominadoras, mas confiantes. Como ambas somos muito confiantes, acabamos naturalmente sendo alpha de alguma maneira no trabalho”.