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Shows pagos no Youtube: entenda como funciona a ferramenta Clubes

Foto: Christian Wiediger/Unsplash

Com o advento da pandemia e a não possibilidade de estar presencialmente com seus fãs, as estrelas do K-pop BLACKPINK anunciaram no final do ano a primeira transmissão global de um show com venda de ingressos dentro do Youtube. O show, previsto para dezembro, foi adiado para o dia 31 de janeiro, devido às restrições e precauções atuais com a Covid-19 na Coreia do Sul.

Quer saber como fazer um show pago no seu canal? Em junho de 2018, o YouTube lançou um programa de assinaturas como alternativa para anúncios, o Clubes. Nele, os criadores de conteúdos podem monetizar suas contas gerando clubes de vantagens e acesso a benefícios exclusivos para membros. É dessa forma que as artistas do BP estão fazendo: gerando níveis de assinatura com valores diferenciados e benefícios para cada uma delas. Exemplo:

STANDARD: tem direito a transmissão ao vivo, retransmissão e um emoji personalizado.
PLUS: acesso a transmissão ao vivo, retransmissão, emoji personalizado e conteúdo dos bastidores.

O POPline.Biz É Mundo da Música preparou um guia para você entender como funciona a ferramenta e saber se o seu canal é qualificado para ativar o Clubes:

1.Quem tem direito

A primeira coisa que você precisa saber é que esse recurso está sendo ativado aos poucos. Então, para saber se você já tem acesso a ele, confira se há a opção “Clubes dos canais” na sua página em “Assinaturas“. Porém, seu canal precisa cumprir algumas diretrizes:

  • Ter mais de mil inscritos;
  • Estar no Programa de Parcerias do YouTube;
  • Ter mais de 18 anos;
  • Residir em um dos locais onde o recurso está disponível;
  • Seu canal não pode estar marcado como conteúdo para crianças;
  • Seu canal não pode ter um número considerável de vídeos não qualificados;
  • Vídeos classificados como conteúdo para crianças ou com reivindicações de músicas não são qualificados;
  • Você e sua RM (Significado) precisam concordar e estar em conformidade com os termos e políticas do YouTube, incluindo o Adendo de produto comercial relevante.

Atender as diretrizes não significa que você terá acesso aos Clubes dos canais automaticamente.

2. Benefícios dos Clubes dos canais

Em canais com o recurso de Clubes ativado, é possível criar benefícios exclusivos para membros. Esses benefícios estão disponíveis apenas para os membros pagantes ativos. Estão inclusos emojis personalizados, selos e acesso a outros benefícios que você oferecer. Mas, fique atento, todos os benefícios que você oferece precisam obedecer às políticas dos Clubes dos canais.

3. Níveis dos Clubes dos canais

É possível oferecer vários níveis de assinatura com preços diferentes. Lembre-se que, se você tiver vários níveis, os benefícios serão cumulativos a cada nível. Isso significa que membros de níveis com preços mais altos têm acesso aos benefícios de níveis com preços mais baixos.

4. Locais em que a ferramenta está disponível

No momento, os Clubes dos canais estão disponíveis para os criadores de conteúdo qualificados nos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Áustria, Barein, Belarus, Bélgica, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Bulgária, Canadá, Catar, Chile, Chipre, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Honduras, Hong Kong, Hungria, Índia, Indonésia, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Kuwait, Letônia, Líbano, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Malásia, Malta, México, Nicarágua, Noruega, Nova Zelândia, Omã, Países Baixos, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, República Tcheca, Romênia, Rússia, Senegal, Sérvia, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia, Taiwan, Turquia, Uganda, Uruguai e Vietnã.

5. Dicas para melhorar o desempenho do seu Clubes:

Se você tem tudo pronto para começar a usar os Clubes dos canais, dedique um tempo na fase de planejamento. Lembre-se do seguinte:

  • Valorize sua oferta: um alto valor para seus membros não precisa representar um alto custo para você. Talvez ter exclusividade seja o suficiente;
  • Crie algo que possa ser expandido: ter novos membros é incrível, mas não se isso significa não conseguir mais entregar os benefícios oferecidos;
  • Torne a oferta recorrente: os membros podem pagar mensalmente e cancelar a participação a qualquer momento. Então, procure mantê-los felizes em longo prazo;
  • Não exclua ninguém: tirar algo dos espectadores frequentes pode ser um tiro no pé. Em vez disso, ofereça algo a mais aos seus membros.

Quer mais dicas? Clique aqui e assista aos vídeos do Creator Academy do Youtube.

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