Com o advento da pandemia e a não possibilidade de estar presencialmente com seus fãs, as estrelas do K-pop BLACKPINK anunciaram no final do ano a primeira transmissão global de um show com venda de ingressos dentro do Youtube. O show, previsto para dezembro, foi adiado para o dia 31 de janeiro, devido às restriçÔes e precauçÔes atuais com a Covid-19 na Coreia do Sul.
Quer saber como fazer um show pago no seu canal? Em junho de 2018, o YouTube lançou um programa de assinaturas como alternativa para anĂșncios, o Clubes. Nele, os criadores de conteĂșdos podem monetizar suas contas gerando clubes de vantagens e acesso a benefĂcios exclusivos para membros. Ă dessa forma que as artistas do BP estĂŁo fazendo: gerando nĂveis de assinatura com valores diferenciados e benefĂcios para cada uma delas. Exemplo:
STANDARD: tem direito a transmissĂŁo ao vivo, retransmissĂŁo e um emoji personalizado.
PLUS: acesso a transmissĂŁo ao vivo, retransmissĂŁo, emoji personalizado e conteĂșdo dos bastidores.
O POPline.Biz Ă Mundo da MĂșsica preparou um guia para vocĂȘ entender como funciona a ferramenta e saber se o seu canal Ă© qualificado para ativar o Clubes:
1.Quem tem direito
A primeira coisa que vocĂȘ precisa saber Ă© que esse recurso estĂĄ sendo ativado aos poucos. EntĂŁo, para saber se vocĂȘ jĂĄ tem acesso a ele, confira se hĂĄ a opção âClubes dos canaisâ na sua pĂĄgina em âAssinaturasâ. PorĂ©m, seu canal precisa cumprir algumas diretrizes:
- Ter mais de mil inscritos;
- Estar no Programa de Parcerias do YouTube;
- Ter mais de 18 anos;
- Residir em um dos locais onde o recurso estĂĄ disponĂvel;
- Seu canal nĂŁo pode estar marcado como conteĂșdo para crianças;
- Seu canal nĂŁo pode ter um nĂșmero considerĂĄvel de vĂdeos nĂŁo qualificados;
- VĂdeos classificados como conteĂșdo para crianças ou com reivindicaçÔes de mĂșsicas nĂŁo sĂŁo qualificados;
- VocĂȘ e sua RM (Significado) precisam concordar e estar em conformidade com os termos e polĂticas do YouTube, incluindo o Adendo de produto comercial relevante.
Atender as diretrizes nĂŁo significa que vocĂȘ terĂĄ acesso aos Clubes dos canais automaticamente.
2. BenefĂcios dos Clubes dos canais
Em canais com o recurso de Clubes ativado, Ă© possĂvel criar benefĂcios exclusivos para membros. Esses benefĂcios estĂŁo disponĂveis apenas para os membros pagantes ativos. EstĂŁo inclusos emojis personalizados, selos e acesso a outros benefĂcios que vocĂȘ oferecer. Mas, fique atento, todos os benefĂcios que vocĂȘ oferece precisam obedecer Ă s polĂticas dos Clubes dos canais.
3. NĂveis dos Clubes dos canais
Ă possĂvel oferecer vĂĄrios nĂveis de assinatura com preços diferentes. Lembre-se que, se vocĂȘ tiver vĂĄrios nĂveis, os benefĂcios serĂŁo cumulativos a cada nĂvel. Isso significa que membros de nĂveis com preços mais altos tĂȘm acesso aos benefĂcios de nĂveis com preços mais baixos.
4. Locais em que a ferramenta estĂĄ disponĂvel
No momento, os Clubes dos canais estĂŁo disponĂveis para os criadores de conteĂșdo qualificados nos seguintes paĂses: Ăfrica do Sul, Alemanha, ArĂĄbia Saudita, Argentina, AustrĂĄlia, Ăustria, Barein, Belarus, BĂ©lgica, BolĂvia, BĂłsnia e Herzegovina, Brasil, BulgĂĄria, CanadĂĄ, Catar, Chile, Chipre, ColĂŽmbia, Coreia do Sul, Costa Rica, CroĂĄcia, Dinamarca, El Salvador, Emirados Ărabes Unidos, Equador, EslovĂĄquia, EslovĂȘnia, Espanha, Estados Unidos, EstĂŽnia, Filipinas, FinlĂąndia, França, GrĂ©cia, Guatemala, Honduras, Hong Kong, Hungria, Ăndia, IndonĂ©sia, Irlanda, IslĂąndia, Israel, ItĂĄlia, JapĂŁo, Kuwait, LetĂŽnia, LĂbano, Liechtenstein, LituĂąnia, Luxemburgo, MacedĂŽnia, MalĂĄsia, Malta, MĂ©xico, NicarĂĄgua, Noruega, Nova ZelĂąndia, OmĂŁ, PaĂses Baixos, PanamĂĄ, Paraguai, Peru, PolĂŽnia, Portugal, Reino Unido, RepĂșblica Dominicana, RepĂșblica Tcheca, RomĂȘnia, RĂșssia, Senegal, SĂ©rvia, Singapura, SuĂ©cia, SuĂça, TailĂąndia, Taiwan, Turquia, Uganda, Uruguai e VietnĂŁ.
5. Dicas para melhorar o desempenho do seu Clubes:
Se vocĂȘ tem tudo pronto para começar a usar os Clubes dos canais, dedique um tempo na fase de planejamento. Lembre-se do seguinte:
- Valorize sua oferta: um alto valor para seus membros nĂŁo precisa representar um alto custo para vocĂȘ. Talvez ter exclusividade seja o suficiente;
- Crie algo que possa ser expandido: ter novos membros Ă© incrĂvel, mas nĂŁo se isso significa nĂŁo conseguir mais entregar os benefĂcios oferecidos;
- Torne a oferta recorrente: os membros podem pagar mensalmente e cancelar a participação a qualquer momento. EntĂŁo, procure mantĂȘ-los felizes em longo prazo;
- Não exclua ninguém: tirar algo dos espectadores frequentes pode ser um tiro no pé. Em vez disso, ofereça algo a mais aos seus membros.
Quer mais dicas? Clique aqui e assista aos vĂdeos do Creator Academy do Youtube.
