Por causa dos shows da cantora Madonna no Rio, órgãos públicos do Rio e concessionárias montaram esquemas especiais. A secretaria municipal de Transportes recomenda aos fãs que pretendem assistir ao show da Madonna, no próximo domingo e na segunda-feira, usar o transporte coletivo. De acordo com a secretaria, um total de 1.585 ônibus, divididos em 64 linhas saindo do Centro e das zonas Norte, Sul e Oeste, vão circular nas proximidades do estádio, operando com o mínimo de 80% da frota, informa o Jornal O Globo.
Ainda de acordo com a secretaria, foram organizados pontos finais na Praça Barão de Drumond (Vila Isabel), Estação de São Cristovão ( lado da Quinta da Boa Vista); Praça Tobias Barreto, Vila Isabel e Rua General Roca, na Tijuca.
Na semana passada, a secretaria divulgou que, para a realização do show no estádio do Maracanã, ficará interditada ao tráfego de veículos, nos dias 14 e 15 de dezembro de 2008, 15h e 02h, a Rua Mata Machado, no trecho entre a Avenida Presidente Castelo Branco e a Avenida Maracanã. O retorno ao lado da alça de descida do Viaduto Oduvaldo Cozzi e que liga as avenidas Presidente Castelo Branco e Maracanã também ficará inteditado.
Somente veículos de moradores e carros de socorro e emergência poderão transitar pelo local. Será implantada ainda a faixa reversível na Avenida Maracanã, na pista junto ao Rio Maracanã, no sentido Centro, no trecho entre a Rua Mata Machado e a Rua São Francisco Xavier, no dia 15 de dezembro, das 15h às 22h.
Metrô e SuperVia montam esquemas especiais
O Metrô Rio estenderá o horário de funcionamento da Estação Maracanã nos dias 14 e 15 para garantir o retorno do público que for aos shows da cantora Madonna. A estação estará aberta para embarque até 1h. As demais estações das linhas 1 e 2 funcionarão apenas para desembarque, depois da meia-noite. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo/Gávea e Siqueira Campos/Gávea) e Metrô Barra (Siqueira Campos/Terminal Alvorada) funcionarão até a chegada do último trem.
Após o término do evento do show, haverá trens extras da SuperVia com destino a Japeri. A concessionária informou que o Batalhão de Polícia Ferroviária (BPFer) preparou um esquema especial de segurança nas estações e nos trens.
Segurança e controle do trânsito
A Guarda Municipal terá 140 agentes por dia no controle do trânsito e na repressão a camelôs irregulares no entorno do Maracanã.