O grupo de K-pop SHINee fez uma homenagem para o integrante Jonghyun, que morreu em 2017 aos 27 anos de idade. O artista foi encontrado sem vida em seu apartamento e, posteriormente, uma carta deixada por ele veio à tona. Nela, Jonghyun falou sobre sua depressão ao escrever: “Estou quebrado por dentro”.
Jonghyun foi encontrado por sua irmã no dia 18 de dezembro de 2017, ele chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu. Posteriormente, sua morte foi registrada como suicídio e dias depois a cantora Nine9 compartilhou uma carta deixada pelo artista, em que diz:
“Estou quebrado por dentro. A depressão que me corrói lentamente, finalmente me engoliu por inteiro. É incrível o quanto dói. Ninguém está mais atormentado, nem debilitado do que eu”.
A morte de Jonghyun chocou os fãs, que até hoje sobem tags no Twitter como forma de tributo. #JonghyunWeLoveYou e #JonghyunForever, por exemplo, chegaram a ficar nos assuntos mais comentados. O perfil do SHINee também resolveu homenagear o artista, ao escrever:
“Te amamos para sempre”.
“늘 당신을 사랑합니다” pic.twitter.com/XQcZtHcXpH
— SHINee (@SHINee) December 17, 2020
#Jonghyun #JonghyunWeLoveYou #JonghyunForever
Espero q vc esteja bem, nosso eterno anjinho, te amo e sempre te amarei, nosso lindo #Jonghyun pic.twitter.com/UWI6J5VYG3— _kpop_everything_k (@kppeverythingk) December 18, 2020
você nunca será esquecido, minha estrelinha. #Jonghyun pic.twitter.com/DyKiMSw8Ya
— camz⁷ in wonder (@cdt17k) December 18, 2020
Jonghyun debutou como integrante do SHINee em 2008 e, ao longo dos anos, ficou conhecido pela composição da maioria das músicas do grupo. Seu suicídio, inclusive, trouxe à tona muitas questões sobre saúde mental na indústria do K-pop.
Em 2017, alguns fãs até chegaram a iniciar um abaixo-assinado online, direcionado às agências de entretenimento da Coreia do Sul, para que os artistas recebam acompanhamento psicológico.
A indústria do entretenimento da Coreia do Sul é uma das mais duras do mundo. Desde cedo, crianças são recrutadas, muitas vezes em suas próprias escolas, para se tornarem “Idols”. Passam por intensos treinamentos de canto, dança, atuação e aprendem outras línguas, geralmente japonês e inglês, antes mesmo de serem lançados no mercado.