in ,

“Shine”: Anitta e Pabllo Vittar vão fazer as pazes e lançar algo como Taylor Swift e Katy Perry?


Só há uma coisa que engaja mais os fãs de música pop do que uma boa treta: quando “inimigos mortais” decidem fazer as pazes e lançar uma parceria. A exemplo de Taylor Swift e Katy Perry, que selaram a paz no recém-lançado clipe de “You Need To Calm Down”, Anitta e Pabllo Vittar podem estar indo pelo mesmo caminho. O mais novo burburinho entre fãs e profissionais da indústria fonográfica é que as duas cantoras estão ensaiando uma reaproximação e preparando uma nova colaboração. A dica é a palavra “SHINE” (verbo “brilhar” em inglês).

Ver essa foto no Instagram

SHINE

Uma publicação compartilhada por anitta 🎤 (@anitta) em

Ver essa foto no Instagram

shine like me ⭐️

Uma publicação compartilhada por Pabllo Vittar 🌸✨ (@pabllovittar) em

Na quarta (26/6), Anitta postou uma foto no Instagram com a legenda “shine”. Tinha tudo a ver com o figurino brilhoso que ela estava na foto, então ninguém deu atenção. Mas, pouco depois, Pabllo Vittar também postou uma foto no app e usou a legenda “shine like me” (brilhe como eu). Os fãs já começaram a especular sobre a “coincidência”. Para completar, nesta quinta (27/6), o produtor e artista de hip-hop Gage, dos Estados Unidos, fez dois posts que deram o que falar. Primeiro, twittou “SHINE @Anitta & @PablloVittar”, dando a entender que “Shine” seria o título de um dueto entre as duas. Horas mais tarde, com toda a repercussão, ele completou dizendo que tinha coisa nova vindo por aí e usou os emojis das bandeiras dos Estados Unidos e do Brasil.

O problema é que, depois disso tudo, supostos prints de uma conversa com Gage por DM no Twitter deram a entender que tudo não passava de um trote, uma pegadinha, fake news. Caso as imagens sejam verdadeiras, ele foi contatado por alguém querendo iludir fãs de Anitta e Pabllo Vittar. O americano teria topado participar da brincadeira em troca de divulgação de sua música. Vale destacar que nenhuma das cantoras segue Gage no Twitter. Confira:

“Sua Cara”, a união de Anitta e Pabllo com o Major Lazer, que deu início à amizade e também à inimizade entre as duas, foi um tremendo estouro global em 2017. O single, todo cantado em português, entrou na parada “dance” dos Estados Unidos e garantiu atenção internacional para as duas brasileiras. A música até foi indicada ao Grammy Latino. O clipe gravado no Marrocos, e hoje com 455 milhões de visualizações, quebrou recorde de melhor estreia no Youtube naquela época, com 25 milhões de acessos em 24 horas. Era um sucesso, motivo de comemoração.

O público só descobriu que a relação entre elas havia azedado quando um áudio da Anitta falando no WhatsApp foi divulgado clandestinamente em 2018. Na gravação, ela falava o seguinte: “o jato era caríssimo, o clipe eu tava pagando sozinha, muito pão dura, entendi. Pão dura ia ser, se eu pegasse e falasse assim: ‘Não, eu não vou pagar clipe nenhum, faz de qualquer jeito’. Agora o clipe caro pra cacete, 70 mil dólares. 70 mil dólares, amor! Sou pão dura? Para ficar pagando jato pra galera ir com a bunda no sol? Não preciso meu filho! Sou de Honório Gurgel, meu filho. Passei muito perrengue na minha vida”.

Segundo o biógrafo Léo Dias contou no livro “Furacão Anitta”, neste áudio, a cantora demonstrava sua indignação com uma fofoca que havia chegado aos ouvidos dela: Pabllo Vittar havia falado mal dela e reclamado que ela era pão dura, tendo feito a drag e o produtor Diplo encararem horas de viagem de van no deserto porque não quisera pagar um avião privado. Além disso, Anitta teria ficado chocada com Pabllo Vittar quando o empresário da drag queen tentou cobrar cachê para que ela comparecesse na festa “Combatchy”, que marcou a estreia do clipe. A ideia de Anitta era que as duas rodassem o Brasil juntas com essa festa. Não rolou. Para piorar, na época, Pabllo Vittar anunciou que teria também a sua “Festa da Pabllo”, para viajar o Brasil com outros artistas, como Preta Gil. Enfim, as duas se afastaram.

Pabllo Vittar evita o assunto em entrevistas. Seu assessor de imprensa sempre pede que os jornalistas não abordem “polêmicas”. Sempre que a drag fala sobre Anitta publicamente é bem e demonstrando gratidão. Mas, no Carnaval, Pabllo fez menção às brincadeiras virtuais em cima de um trio elétrico e disse: “tô devendo US$ 70 mil, amor!”. Anitta rapidamente foi ao Twitter dizer que nunca falou que ninguém lhe devia nada. A cantora estava visivelmente incomodada. “No áudio divulgado (vazado na minha concepção é quando acontece sem querer) eu apenas digo que não faz sentido me chamar de pão dura depois de eu ter feito um investimento grande sozinha, só porque não quis gastar mais pra levar todo mundo de jato”, twittou, “pra mim é bastante dinheiro sim pq eu sei o quanto trabalho pra conquistar. Eu estava bem na minha em relação a tudo. Se não queria que o público soubesse era só não divulgar meu áudio por aí pra todo mundo ouvir e me achar uma louca”.

A drag queen, antes convidada para festa de aniversário de Anitta, virou um nome cortado nos eventos da mansão carioca. Em fevereiro, Pabllo confirmou à rádio FM O Dia que as duas não se falam mais. “A gente não é amiga, mas eu não desejo nenhum mal para ela”, comentou, “quando você tá nesse mundo de artistas e de exposição, as pessoas gostam de falar muita coisa. E muita coisa que as pessoas falam é mentira, né, cara? Vou falar o que? Me defender? Vou estar com minha cabeça e minha consciência tranquilíssima, inclusive Anitta, se você estiver ouvindo, um beijo, sucesso!”. Em maio, em resposta a um fã no Instagram, Anitta sinalizou que estava aberta às pazes. “Se um dia eu for procurada para algum esclarecimento ou conversa SINCERA não tem por que não voltar”, escreveu.

As pazes seriam ótimas para as duas. Com “Sua Cara”, elas já provaram que a união de forças é mais positiva – inclusive comercialmente – do que a guerra. Retomando o exemplo de Katy Perry e Taylor Swift: as duas se beneficiaram da reaproximação. A música nova de Taylor – que traz Katy no clipe – estreou em 2º lugar na Billboard Hot 100 e quebrou recorde de visualizações em sua estreia. Katy, por sua vez, também está cada vez mais bem aceita e com a popularidade mais em alta desde que enviou de oliva para Taylor para colocar fim na treta.