#BIZ

Shazam ultrapassa 70 bilhões de reconhecimentos musicais

Foto: Krasutskaya/Pixabay

O Shazam ultrapassou 70 bilhões de reconhecimentos de música desde que foi lançado há 20 anos. A Apple, empresa que adquiriu o aplicativo em 2018, divulgou uma linha do tempo dos principais marcos e estatísticas relacionadas ao aplicativo no aniversário de seu lançamento.

O aplicativo ultrapassou 1 bilhão de ‘Shazams’ em junho do ano passado. Já em maio de 2022, ultrapassou dois bilhões de instalações. Além disso, o Shazam conta com mais de 225 milhões de usuários ativos mensais.

Leia Mais:

Em um comunicado à imprensa anunciando o marco de 70 bilhões de reconhecimentos de músicas, a Apple chama o Shazam de “um pilar da cultura popular”. A empresa ainda acrescenta que “a plataforma mudou a maneira como as pessoas se envolvem com a música, tornando a identificação de músicas acessível a todos”.

Os artistas mais buscados no Shazam

De acordo com a Apple, Drake é o artista mais procurado no aplicativo com mais de 350 milhões de Shazams em músicas. One Dance’ é a faixa mais popular do cantor na plataforma, com mais de 17 milhões.

Enquanto isso, ‘Dance Monkey’de Tones And I, é a música mais procurada de todos os tempos, com mais de 41 milhões de Shazams. A faixa também é a mais rápida a atingir 20 milhões, ao levar 219 dias para atingir a marca de 20 milhões.

A faixa mais rápida a atingir 1 milhão de buscas foi ‘Butter’, do BTS,  em apenas nove dias. A música que alcançou 10 milhões de Shazams mais rápido foi ‘Shape of You’, de Ed Sheeran, em 87 dias. 

Além disso, a Apple, no comunicado oficial, afirmou que as paradas globais do Shazam desempenharam um papel crucial em ajudar a identificar novos talentos ao longo dos anos.

O começo do Shazam

Lançado como um serviço de mensagens de texto, no Reino Unido, em agosto de 2002,  o Shazam surgiu com a proposta de permitir que os usuários identificassem músicas discando “2580” em seu telefone, enquanto uma música era tocada. A partir disso, eles recebiam uma mensagem informando o título da música e o nome do artista. 

Em julho de 2008, o aplicativo foi lançado na App Store, da Apple,  e em outubro do mesmo ano chegou ao Android. 

Destaques

#Internacional

A época de natal é aquela que une a família e une também estilos musicais! As canções temáticas têm um papel especial em trazer...

#Mercado

Mais um capítulo da novela de Drake e Kendrick Lamar! Brincadeiras à parte, após o canadense acusar o Spotify de cooperar com a Universal Music para...

#Internacional

"Butter" se torna sétimo clipe do grupo de K-Pop BTS a ultrapassar o bilhão de acessos no YouTube. Veja a lista!

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile