O Shazam ultrapassou 70 bilhões de reconhecimentos de música desde que foi lançado há 20 anos. A Apple, empresa que adquiriu o aplicativo em 2018, divulgou uma linha do tempo dos principais marcos e estatísticas relacionadas ao aplicativo no aniversário de seu lançamento.
O aplicativo ultrapassou 1 bilhão de ‘Shazams’ em junho do ano passado. Já em maio de 2022, ultrapassou dois bilhões de instalações. Além disso, o Shazam conta com mais de 225 milhões de usuários ativos mensais.
Leia Mais:
- Drake é o artista mais buscado de todos os tempos no Shazam
- ‘Deezer SongCatcher’: aos moldes do Shazam, plataforma adiciona ferramenta de reconhecimento de músicas em todos os dispositivos
- Apple finaliza aquisição do Shazam e retira anúncios do aplicativo
Em um comunicado à imprensa anunciando o marco de 70 bilhões de reconhecimentos de músicas, a Apple chama o Shazam de “um pilar da cultura popular”. A empresa ainda acrescenta que “a plataforma mudou a maneira como as pessoas se envolvem com a música, tornando a identificação de músicas acessível a todos”.
Os artistas mais buscados no Shazam
De acordo com a Apple, Drake é o artista mais procurado no aplicativo com mais de 350 milhões de Shazams em músicas. ‘One Dance’ é a faixa mais popular do cantor na plataforma, com mais de 17 milhões.
Enquanto isso, ‘Dance Monkey’, de Tones And I, é a música mais procurada de todos os tempos, com mais de 41 milhões de Shazams. A faixa também é a mais rápida a atingir 20 milhões, ao levar 219 dias para atingir a marca de 20 milhões.
A faixa mais rápida a atingir 1 milhão de buscas foi ‘Butter’, do BTS, em apenas nove dias. A música que alcançou 10 milhões de Shazams mais rápido foi ‘Shape of You’, de Ed Sheeran, em 87 dias.
Além disso, a Apple, no comunicado oficial, afirmou que as paradas globais do Shazam desempenharam um papel crucial em ajudar a identificar novos talentos ao longo dos anos.
O começo do Shazam
Lançado como um serviço de mensagens de texto, no Reino Unido, em agosto de 2002, o Shazam surgiu com a proposta de permitir que os usuários identificassem músicas discando “2580” em seu telefone, enquanto uma música era tocada. A partir disso, eles recebiam uma mensagem informando o título da música e o nome do artista.
Em julho de 2008, o aplicativo foi lançado na App Store, da Apple, e em outubro do mesmo ano chegou ao Android.