Shawn Mendes lançou seu álbum novo, autointitulado, na última madrugada e alcançou o 1º lugar no ranking de vendas do iTunes em 76 países até o momento. Ele se segura firme na liderança da lista dos mais baixados nos Estados Unidos, no Reino Unido e no Brasil, por exemplo. A expectativa é que, no mercado americano, Shawn conquista seu terceiro nº1 na Billboard 200: todos seus álbuns estrearam direto no topo da parada.
Além disso, o single “In My Blood” está no Top 10 de 15 países nesta sexta (25/5). Nos Estados Unidos, consta na 3ª posição.
“Shawn Mendes” conta com 14 faixas na tracklist, incluindo as conhecidas “In My Blood”, “Lost In Japan”, “Youth”, “Where Were You in the Morning?” e “Nervous”. Há participações de Julia Michaels e Khalid, e colaborações de Ed Sheeran, Teddy Geiger e Ryan Tedder. Além de assinar a co-autoria de todas as canções, Shawn Mendes também é co-produtor delas.
O disco já recebeu quatro estrelas em resenhas das revistas Rolling Stone, NME e USA Today, além do jornal The Independent. Todas ressaltam o rápido amadurecimento musical do canadense. Shawn mesmo destaca que esse é seu álbum mais transparente, em que passou a retratar suas experiências e não apenas tratar de temas de uma maneira mais generalista.