Shawn Mendes usou o Instagram Stories nesta sexta (11/12) para pedir desculpas públicas a Sam Smith. O canadense usou o pronome “he” (ele) para se referir a Sam, que se declarou não-binário em 2019. Em inglês, o indicado neste caso é usar o pronome “they” neste caso.
“Oh, Sam Smith, lamento muito por me referir a você como ‘ele’, ao te apresentar no Jingle Ball. [A informação] Fugiu da minha mente completamente. Não vai acontecer de novo. Te envio muito amor! Você é absolutamente uma das pessoas mais divertidas que já conheci”, escreveu Shawn Mendes.
O que significa “não-binário”?
Não-binária é uma pessoa que não se identifica totalmente nem com o gênero masculino nem com o gênero masculino. É um híbrido de ambos. “Não sou homem nem mulher. Eu acho que flutuo em algum lugar entre os dois”, declarou Sam Smith.
Segundo Sam, Lady Gaga foi uma incentivadora para sua descoberta. “Gaga é provavelmente a razão pela qual eu compreendi meu gênero. Eu tinha 15 anos quando ‘The Fame’ foi lançado, e estava obcecadx por Lady Gaga. Para mim, ela me deu permissão completa de ser eu mesmx e sentir orgulho de ser ‘queer'”, contou à revista Vogue.
Sam Smith oficializou seu gênero não-binário em setembro do ano passado, com um post no Instagram. “Após uma vida inteira em guerra com meu gênero, decidi abraçar quem eu sou, por dentro e por fora. Estou muito animadx e e me sinto privilegiadx de estar rodeadx de pessoas que me apoiam nesta decisão”, escreveu.