Há alguns meses, Shakira preocupou seus fãs ao anunciar que estava com hemorragia nas cordas vocais, sendo obrigada a adiar sua “El Dorado Tour”. “Eu forcei minhas cordas vocais e infelizmente como resultado os meus médicos me ordenaram um descanso total da voz para evitar danos mais graves, o que me impediria de me apresentar”, explicou.
Ela, então, evitou uma perigosa cirurgia e optou por um tratamento menos agressivo, a base de cortisona, que a deixou impossibilitada de de falar por um mês inteiro. Meses depois, ela se sentiu melhor o suficiente para iniciar sua turnê. No entanto, a recuperação não é total. É o que informa o jornal El Mundo.
O jornal Espanhol fez comentários sobre o show feito em Madrid, na Espanha, sete anos sem cantar por lá. Toda a produção foi elogiada, mas os editores perceberam a fragilidade da voz. “Shakira oferece um espetáculo que sua voz não consegue apresentar”, escreveu o jornal. “As coreografias e os vídeos de artistas como Maluma e Nicky Jam esconderam suas limitações vocais”, continua, “quando lhe falhava a voz, recorria ao público para completar as canções”, completou.
Shakira vem ao Brasil com a turnê em outubro. Ela passará por São Paulo e Porto Alegre.
Shakira, a media voz en su concierto en Madrid https://t.co/YUr9jum1M4 Crónica de @dprietoelmundo pic.twitter.com/gcp1pZGmgA
— EL MUNDO (@elmundoes) 4 de julho de 2018