Seu Jorge usou seu perfil do Instagram nesta segunda-feira (17) para desabafar com os fãs sobre um episódio racista que sofreu. O cantor se apresentou recentemente em um jantar no clube Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, quando foi ofendido com diversas palavras preconceituosas.
LEIA MAIS:
- Seu Jorge é vítima de racismo durante show em Porto Alegre
- Seu Jorge assina contrato com Paramount+
- 2ª temporada de “Irmandade”, com Seu Jorge, ganha teaser trailer
No vídeo, o cantor aparece sentado na frente de uma bandeira do Rio Grande do Sul e afirma que, apesar do triste caso em que foi vítima, continua amando o estado.
“Quando chegou no final do show, eu saí do palco. Quando cheguei atrás do palco, eu começo a escutar muitas vaias e xingamentos. Por conta disso, eu percebi que não seria possível voltar para fazer o famoso “bis”, mas sozinho retornei ao palco e, de maneira respeitosa, agradeci a presença de todos e me retirei do local do show. Na verdade, o que eu quero dizer aqui é que não reconheci a cidade que aprendi amar e respeitar. Na verdade, o que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista“, disse.
Em outro momento, o sambista também revelou que o evento contava com predominância branca e as poucas pessoas negras que viu no espaço, eram funcionários do evento, e foram orientadas a não cumprimentá-lo durante sua presença no local: “Particularmente, não percebi nenhuma pessoa negra no jantar. As pessoas negras que encontrei foram somente os funcionários”.
“Ouvi dizer que eles estavam proibidos de olhar para mim ou falar comigo quando eu chegasse no local, mas o importante é que no final do show eu falei com todo mundo, abracei e tirei foto com todo mundo”, completou.
LEIA MAIS:
- Mano Brown recebe Seu Jorge e Jeferson De em novo episódio do ‘Mano a Mano’
- Luísa Sonza pede desculpas e faz desabafo sobre processo de racismo
- Luisa Sonza comenta processo por racismo: “Me coloquei no lugar”
O artista finalizou seu pronunciamento agradecendo o carinho dos fãs que enviaram mensagens de acolhimento nos últimos dias e aproveitou para direcionar sua fala às pessoas pretas que vivem na região.
“Ao povo negro do Rio Grande do Sul e toda a região do sul, quero dizer que amo e respeito todos vocês. Digo que estamos mais unidos do que nunca e que vamos vencer essa guerra que leva o nosso povo à miséria e a falta de oportunidades no Brasil“, declarou.
Agora o caso segue sendo investigado pela Polícia Civil do estado, que garantiu seu comprometimento em encontrar os criminosos. “Serão solicitadas imagens das câmeras de segurança do Clube e testemunhas deverão ser ouvidas ao longo da semana”, disse um comunicado do órgão.