O BTS provocou – sem querer – a prisão de sete jovens norte-coreanos, entre eles alguns militares. O caso ocorreu na semana passada, mas só veio à tona agora, após a divulgação por um site da Coreia do Sul.
De acordo com o “Daily NK“, os rapazes teriam guardado um pen drive com várias músicas do BTS, além de um vídeo praticando os passos de dança da música “Bloody Sweat and Tears”. A apreciação da cultura estrangeira no país é proibida pelo governo do ditador Kim Jong-un.
LEIA MAIS
Fenômeno mundial, o BTS é conhecido não só pela música, também, por suas coreografias desafiadoras. O grupo, inclusive, foi indicado duas vezes na categoria Melhor Coreografia, com “Boy With Luv” e “ON”, no VMA deste ano.
Mesmo assim o governo norte-coreano não vê como positiva a influência dos garotos em seu país. Por isso, os sete jovens que queriam curtir seus momentos de diversão ao som do BTS foram presos.
O “Daily NK” é um portal de notícias da Coreia do Sul conhecido por publicar histórias relacionadas à Coreia do Norte com base em uma rede de informantes. O veículo informa que os soldados pegos pelas autoridades têm na faixa dos 20 anos e, agora, aguardam a sentença pelo delito cometido.
Segundo a publicação, “por terem imitado a ‘decadente dança sul-coreana’, os jovens deverão aprender a seguir o espírito revolucionário dos ancestrais”.
Veja vídeo da coreografia de “Bloody Sweat and Tears”
Prisão ocorreu durante viagem
Fontes ouvidas “Daily NK” disseram que os jovens fizeram a coreografia na Estação Sokhu, na província South Hamgyeon, no último dia 5. Eles foram presos durante uma viagem que o exército norte-coreano fazia à montanha Baekdu, próxima da fronteira com a China.
Os jovens da divisão sob comando da Força Aérea e do Comando Antiaéreo estavam em um trem que saiu da capital Pyongyang para Hyesan. O transporte parou de repente devido a uma queda de energia e, durante a pausa, eles teriam feito a coreografia da dança da música do BTS.
Ao serem flagrados, os jovens teriam sido entregues ao pelotão de segurança de guerra da estação de Sokhu e escoltados até as tropas, por decisão do departamento de propaganda.
Jovens dizem desconhecer a música
Em sua defesa, os jovens soldados afirmaram que desconheciam a origem da música, ressaltando terem ouvido a canção antes do alistamento.
Por causa do flagrante, há um risco de todo o quartel passar por uma “revisão ideológica”. Depois do episódio, as autoridades norte-coreanas teriam distribuído, por exemplo, um documento para oficiais intitulado “A cultura ideológica capitalista e a questão dos jovens militares na nova geração”.
O “Daily NK” explicou que as autoridades conseguiram reconhecer os movimentos de “Bloody, Sweat and Tears”, do BTS, por que na Coreia do Norte existe um órgão especializado que assiste a vídeos estrangeiros por três horas semanais no departamento de segurança nacional.