in , ,

Serj Tankian, do System of a Down, pede que Imagine Dragons cancele show no Azerbaijão

“Talvez eles sentiram que haveria problemas legais forçando-os a fazer o show, talvez não liguem”, diz carta publicada pelo vocalista

Serj Tankian- System of a Down I Dan Reynolds - Imagine Dragons

Depois de um pedido privado não atendido, Serj Tankian escreveu carta pública solicitando que o Imagine Dragons cancele o show que fará no dia 2 de setembro em Baku, no Azerbaijão. Segundo o vocalista do System of a Down, a situação política no país é caótica, a população da região de Nagorno-Karabakh está passando fome por causa “do regime petro-oligárquico”.

LEIA MAIS:
System of a Down versão trap?! Serj Tankian comenta polêmica
De volta aos palcos, System Of A Down entrega “chuva” de hits
Baterista do System of a Down diz que Serj “não queria estar na banda”

O comunicado diz assim:

“Preciso falar.
Há alguns meses, soube que o Imagine Dragons planejava um show dia 2 de setembro em Baku, Azerbaijão. Eu tenho certeza que eles não sabiam como o regime ditatorial petro-oligárquico estava fazendo 120 mil pessoas em Nagorno-Karabagh passarem fome, algo chamado de genocídio pelo ex-procurador do Tribunal Internacional de Crimes de Guerra, Luis Moreno Ocampo.

Então, através de representantes, eu lhes mandei uma carta pedindo para reconsiderar seu show no Azerbaijão, pois isso ajudaria a limpar a imagem do regime ditatorial local. Eu incluí vários artigos, incluindo um da Anistia Internacional, com quem fui informado que eles trabalharam no passado. Não houve resposta. Nenhuma mensagem, nada de resposta.

À medida que a crise humanitária piora em Nagorno-Karabakh, com fome sendo registrada, eu sou forçado a publicar essa carta e chamar atenção para o desdém deles por essa catástrofe humanitária. Talvez eles sentiram que haveria problemas legais forçando-os a fazer o show, talvez não liguem.

Durante minha vida toda eu tenho sido um ativista a favor do reconhecimento de genocídios e sempre disse que precisa haver um preço a se pagar por regimes genocidas ou aqueles que negam a existência desses. Outro genocídio está no horizonte no Azerbaijão e, enquanto isso acontece, eles poderão aproveitar uma banda americana de Las Vegas. Vai se foder! Isso não é certo.”

Soma-se também à carta, uma petição no CHANGE.ORG para colher assinaturas.

Nagorno-Karabakh é internacionalmente reconhecida como parte do Azerbaijão, mas a população de 120 mil habitantes é majoritariamente de etnia armênia e a única ligação terrestre remanescente do enclave com a Armênia, o corredor Lachin policiado por forças de paz russas, foi interrompido pela primeira vez em dezembro, noticiou a Reuters.

Em 2020, a disputa pela região trouxe os primeiros lançamentos do System of a Down desde 2005, com os discos “Mezmerize” e “Hypnotize”. As músicas “Protect the Land” e “Genocidal Humanoidz” arrecadaram fundos para auxílio aos moradores da região.

Por Bruna Cora