Um estudo realizado pelo Serasa com a Opinion Box revela que 70% dos consumidores brasileiros de shows gastaram até R$ 300 em um ingresso. O resultado foi divulgado nesta manhã pelo canal Splash do portal Uol. A pesquisa ainda revela que também 70% dos fãs de concertos não pagariam mais do que o valor citado.
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A pesquisa sobre consumo de música em apresentação como shows e festivais revela também que 62% dos consumidores brasileiros costumam ir a pelo menos uma apresentação de artistas nacionais ao ano. Além disso, o levantamento calcula que cada pessoa gasta aproximadamente R$200 em custos de alimentação e bebidas e uma média de R$1000 para apresentações em outras cidades, incluindo hospedagem e gasolina.
O Serasa disponibiliza informações em seu site oficial de como o público pode se preparar para os grandes eventos do mercado fonográfico. Além de indicar o melhor meio para compras, conferindo com o consumidor a segurança de sites de tickets e preços de turnês como The Eras Tour e apresentações de nomes como The Weeknd e Lana Del Rey, a instituição oferece guias de planejamento.
Entre as dicas, o Serasa oferece serviço de comparação entre cartões de crédito, adquirir ingressos com antecedência nos sites e bilheterias oficiais e criar uma reserva mensal todos os meses até o evento. A preparação pode evitar também conflitos, como o que aconteceu no dia 8 deste mês, quando fãs de Bruno Mars brigaram por lugar na fila para comprar ingressos
No caso de viagens, o Serasa indica quitar outras dívidas antes da compra de um novo show, cortar gastos por impulso ao longo das semanas anteriores e usar serviços digitais de organização financeira.
“Comece planejando o orçamento para o show, levando em consideração o valor do ingresso, transporte, hospedagem, alimentação e outros possíveis gastos relacionados ao evento. É importante planejar o orçamento para pagar essas despesas sem comprometer as finanças”, recomenda o Serasa em seu site.
Além disso, o estudo da Opinion Box e do Serasa mostra que “56% dos brasileiros realizam planejamento financeiro para aproveitar shows e festivais de música e 27% se programam para ir a shows internacionais”, afirma o canal Splash, do Uol.
A pesquisa também reúne dados sobre preparação para compras de ingressos e formatos preferidos de pagamento. De acordo com a análise do Splash, 6 em cada 10 pessoas têm o hábito de comprar os ingressos há menos de quatro semanas antes do show acontecer. O parcelamento no cartão de crédito, sem juros, e o Pix são as principais formas de pagamento.
Hoje no país, fãs das artistas Ludmilla e Ivete Sangalo preparam-se para receber o reembolso das turnês das duas, que era produzido pela 30e. Com investimento inicial de aproximadamente R$400 milhões, a 30e vive uma crise que pode representar o limite de acomodação de mega-produções no país, mesmo com nomes consagrados.
Ao mesmo tempo, no mercado fonográfico internacional, artistas americanos pressionam a justiça para regulamentação da revenda de ingressos. Billie Eilish, Green Day, Sia e outros 250 artistas assinaram uma carta aberta para novas regras de venda de ingressos nos EUA, pedindo transparência, valores justos e banimento de sites e propagandas enganosas.