YouTube Shorts, ferramenta semelhante ao TikTok, avança os testes na Índia
Foto: YouTube Shorts/Divulgação
in

Semelhante ao TikTok, versão beta do YouTube Shorts avança na Índia; saiba detalhes

Conheça as funcionalidades da ferramenta que promete, em breve, estar disponível no mercado brasileiro

A tendência dos vídeos curtos definitivamente veio para ficar, e diante desse formato de consumo, até mesmo o YouTube está investindo em sua nova solução, o YouTube Shorts que é semelhante ao TikTok.

No momento, a ferramenta está disponível apenas na versão beta na Índia, mas, os testes estão avançando. Agora o YouTube está experimentando um botão de criação para permitir que os usuários façam vídeos curtos dentro de seu aplicativo, algo bem parecido com a ferramenta do “aplicativo vizinho”.

O botão aparece na opção “selecionar videoclipes”. Ele permite que os usuários criem um curta do YouTube de 15 segundos. Depois de tocar no botão, a câmera abre para permitir que os usuários gravem um vídeo com a música que está tocando. Ele também permite que os usuários importem vídeos pré-gravados da galeria.

Com muitos dos mesmos recursos de edição do TikTok, o usuário poderá ajustar exatamente qual parte da música deseja reproduzir para o vídeo que criou. Os usuários também podem alterar completamente a música, escolhendo em um catálogo de músicas. As anotações podem adicionar texto ao vídeo, assim como o TikTok. Assim que o vídeo for editado e pronto para ser enviado, ele poderá ser publicado no canal do usuário.

O que é o YouTube Shorts?

Os YouTube Shorts são vídeos verticais com até 60 segundos de duração. Além de serem exibidos no seu canal, os espectadores também podem encontrar os Shorts na estante do recurso na página inicial. Dessa forma, os usuários podem aproveitar a experiência de visualização vertical exclusiva desse formato.

A ferramenta de criação de vídeos curtos do YouTube, a Câmera de Shorts, permite gravar facilmente conteúdo de até 15 segundos com a opção de capturar vários clipes. Essa ferramenta também fornecerá diversos recursos criativos, incluindo os exemplos abaixo:

  • Música: escolha uma faixa entre a seleção de músicas gratuitas para usar;
  • Controle de velocidade: escolha acelerar ou desacelerar a gravação;
  • Temporizador: defina a contagem regressiva e o ponto de parada para iniciar e pausar automaticamente a gravação sem precisar usar as mãos.

O conteúdo criado com a Câmera de Shorts pode ter apenas 15 segundos de duração. Então, mesmo que qualquer vídeo de até 60 segundos possa aparecer na estante de Shorts, a plataforma recomenda que você mantenha o foco naqueles de 15s. Assim, os espectadores poderão curtir esse conteúdo de maneira rápida e fácil.

O Shorts está na fase Beta. No momento, os criadores de conteúdo da Índia podem usar a mais nova ferramenta de criação do YouTube: a câmera do Shorts. Os criadores de outros países, inclusive o Brasil, podem enviar vídeos curtos verticais de até 60 segundos de duração e incluir #Shorts no título ou na descrição (se houver) e começar a usar esse recurso. Confira mais detalhes sobre essa ferramenta clicando aqui.

Escrito por Láisa Naiane

10 anos de “Born This Way”: entenda o legado do hit de Lady Gaga

BTS: 5 histórias de trainee do grupo que os fãs precisam saber