A última vez que o público ouviu uma música inédita de Anavitória foi em novembro do ano passado, com a parceria com Lagum em “CAIXA POSTAL”. Ainda assim, o duo arremata quase 5 milhões de ouvintes mensais no Spotify com uma discografia de quatro álbuns e vários singles avulsos. Em 2023, porém, o foco de Ana e Vitória se deslocou para os palcos e, do início do ano para cá, foram shows nos mais diversos formatos e em vários cantos do mundo. Relembre o que elas fizeram!
LEIA MAIS:
- Rita Lee cita Manu Gavassi, Luísa Sonza, Anavitória e Liniker em nova autobiografia
- Anavitória responde sobre feat com Anitta: O dia que tu quiser
- ANAVITÓRIA estreia no Lollapalooza Brasil sob calor intenso: “Prova de resistência”
- Gloria Groove encerra o “Música Boa” com Anavitória, Filipe Ret e Grupo Menos É Mais
Logo assim que o ano começou, as artistas cumpriram uma agenda de pelo menos 27 datas com a turnê “Voz, violão e o que der na telha”, que percorreu o Brasil de cabo a rabo entre março e maio.
Grandes festivais também fizeram parte do cronograma do duo em 2023. Em março, mesmo mês em que deram início a uma nova tour, as meninas subiram ao palco do festival GRLS!, em São Paulo, ocasião em que apresentaram seus maiores sucessos e receberam Manu Gavassi para cantar Rita Lee. No fim do mês, elas agraciaram o Lollapalooza Brasil com um show solar e repleto de sucessos, também na capital paulistana.
Em clima de romance, Anavitória passou por 8 capitais em junho com a “Turnê dos Namorados”. As artistas já estão acostumadas a, anualmente, viajar o Brasil com um repertório dedicado aos corações apaixonados que querem celebrar o Dia dos Namorados.
No mês passado, as vozes de “Ai Amor” fizeram uma série de shows fora do país, primeiro na Europa e depois nos Estados Unidos. A turnê passou por 7 países e 14 cidades, contabilizando mais de 15 mil ingressos vendidos e praticamente 100% das apresentações com ingressos esgotados. Algumas dessas apresentações foram em casas lendárias, como o TROUBADOUR em Los Angeles, palco da primeira apresentação de Elton John nos Estados Unidos nos anos 70.
E não para por aí: em novembro, a dupla fará uma série de três shows junto à Orquestra Ouro Preto. O espetáculo inédito acontece em Belo Horizonte, no dia 19 de novembro, no Rio de Janeiro, em 26 de novembro, e em São Paulo, em 3 de dezembro.
Para Felipe Simas, empresário de Anavitória, uma discografia atemporal e uma estratégia bem amarrada de shows e turnês é mais do que suficiente para conferir ao duo uma estabilidade na cena musical.
“Cada pessoa que vai a um show, além de sair falando para tantas outras sobre o que vai ver ou o que viu, gerando uma enorme mídia espontânea, escuta as canções no Spotify antes (para decorar as letras) e depois dos shows (para lembrar das que mais gostou)”, reflete Simas.
Antes dos shows com orquestra, porém, as cantoras terão a chance de levar para casa o troféu de “Melhor Artista Brasileiro” no EMA 2023. Elas concorrem à categoria ao lado de Kevin O Chris, Luísa Sonza, Manu Gavassi e Matuê. A honraria da MTV europeia acontece em 5 de novembro, em Paris.