O Festival de Cannes de 2024 terminou com um troféu para Selena Gomez. Ela e o elenco feminino do filme“Emilia Pérez” (que inclui Karla Sofía Gascón, Zoe Saldana e Adriana Paz) venceram juntas o prêmio de melhor atriz. Com isso, Selena se tornou a primeira cantora em 15 anos a ser premiada como melhor atriz em Cannes, um dos festivais de cinema mais importantes do calendário.
A última cantora e atriz a ser premiada no Festival de Cannes havia sido a francesa-britânica Charlotte Gainsbourg, com o filme “Anticristo” (2009). Outras artistas musicais reconhecidas como atrizes no festival da Riviera Francesa foram Bjork (com “Dançando no Escuro”, do ano 2000) e Cher (com “Marcas do Destino”, de 1985).
Charlotte Gainsbourg em “Anticristo” (Foto: Divulgação)
Bjork em “Dançando no Escuro” (Foto: Divulgação)
Cher em “Marcas do Destino” (Foto: Divulgação)
Um troféu significativo para Selena Gomez
O Festival de Cannes pauta todo o calendário de cinema o resto do ano. Cinéfilos do mundo inteiro prestam atenção nos destaques da programação do evento francês. “Emilia Perez”, o filme que rendeu o troféu para Selena, já está em negociações para lançamento mundial. A Netflix quer a exclusividade do longa nos Estados Unidos.
Para Selena Gomez, esse é um ponto alto em sua carreira – como as indicações ao Grammy e ao Globo de Ouro. Nomes como Bette Davis, Katharine Hepburn, Helen Mirren e Meryl Streep já foram premiadas em Cannes, além das brasileiras Fernanda Torres (com “Eu Sei Que Vou Te Amar”, em 1986) e Sandra Corveloni (com “Linha de Passe”, em 2008).