Depois que o Congresso dos Estados Unidos foi tomado por apoiadores extremistas de Donald Trump na quarta (7/1), Selena Gomez usou o Twitter para cobrar uma atitude dos donos de redes sociais. Todo o caos no edifício Capitólio deixou quatro mortos e 14 policiais feridos, enquanto Trump inflava os ânimos de seus apoiadores via Twitter. A conta dele chegou a ser suspensa por 12 horas.
“Hoje resulta da permissão para que pessoas com ódio em seus corações usem as plataformas, que deveriam ser usadas para unir as pessoas e construir comunidades. Facebook, Instagram, Twitter, Google, Mark Zuckerberg, Sheryl Sandberg, Jack Dorsey, Sundar Pichal, Susan Wojcicki: vocês todos falharam com as pessoas americanas hoje, e espero que consertem as coisas”, compartilhou Selena Gomez, marcando todos os nomes.
. @Facebook, @Instagram, @Twitter, @Google, Mark Zuckerberg, @SherylSandberg, @jack, @Sundarpichai, @SusanWojcicki pic.twitter.com/df3ZLR5Ruk
— Selena Gomez (@selenagomez) January 7, 2021
Selena Gomez já foi a pessoa mais seguida do Instagram e teve um encontro com Mark Zuckerberg em 2016. Ela sabe que tem poder, visibilidade e influência para ser ouvida. Não é a primeira vez que ela chama a atenção de nomes como Mark Zuckerberg.
Mark Zuckerberg, de fato, sentiu a pressão. Ele anunciou, nesta quinta (7/1), que Donald Trump ficará bloqueado no Facebook e no Instagram até o fim de seu período na presidência. “Nós acreditamos que os riscos de permitir que o presidente continue a usar nosso serviço durante esse período é muito grande”, declarou.
Selena Gomez também critica disseminação de fake news
Em dezembro, ela criticou os empresários por trás das redes sociais por permitirem a disseminação de informações incorretas sobre o coronavírus. Ela disse que as empresas de mídias sociais “não estão fazendo absolutamente nada” para impedir fake news.
“A desinformação científica custou e custará vidas. O Facebook diz que não permite que mentiras sobre COVID e vacinas se espalhem em suas plataformas. Então, como tudo isso ainda está acontecendo? O Facebook será responsável por milhares de mortes se não agir agora”, soltou ela.
Scientific disinformation has and will cost lives. @Facebook said they don’t allow lies about COVID and vaccines to be spread on their platforms. So how come all of this is still happening? Facebook is going to be responsible for thousands of deaths if they don’t take action now! https://t.co/IAtDpNT5Tt
— Selena Gomez (@selenagomez) December 30, 2020