Um estudo encomendado pelo Twitter mostrou o comportamento dos seus usuários e dados sobre consumo quando o assunto é música.
A plataforma destaca o papel dos ‘Fandoms’ – termo que mescla as palavras “fan” e “kingdom” (reino em inglês) – de acordo com o Twitter, esses grupos que dão o tom da conversa sobre música dentro e fora da rede e dedicam extrema atenção aos seus ídolos musicais.
Quem faz parte de um Fandom é altamente influente, alguns exemplos: #Beliebers (fãs de Justin Bieber) , os #Anitters (fãs de Anitta) , os #BeyHive (fãs de Beyoncé).
Um estudo encomendado pelo Twitter mostrou que 42% dos fãs de música dizem que seus amigos recorrem a eles para saber o que é legal ouvir.
Eles são os primeiros a incentivar seus seguidores a experimentar algo novo. Conseguem fazer com que a mais nova música chegue ao topo das paradas.
Além disso, 45% dos fãs de música do Twitter dizem que poderiam gastar mais dinheiro com música do que gastam atualmente.
De acordo com o estudo, os Fandoms reúnem aqueles que vão fundo nos assuntos sobre o artista
Enquanto 48% dos fãs de música no Twitter seguem e se mantêm informados sobre diversos artistas, os fãs mais ativos se dividem em subgrupos dedicados a um artista em particular.
Eles se reúnem para Tweetar ao vivo suas primeiras impressões de um novo álbum. Eles iniciam a conversa: quando um single vai sair, o nome do próximo álbum e quais cidades serão incluídas em uma turnê futura.
Discutem sobre os figurinos de seus ídolos no palco e no red carpet, assim como a qualidade das apresentações e as novidades nas coreografias.
Os Fandoms estão por dentro do que há de mais novo no mundo da música. E quando o ídolo está envolvido em alguma polêmica, são rápidos em comentar, de acordo com a plataforma.
Além de fazerem recomendações novas e são autênticos. Muitas das publicações realizadas pelos artistas no Twitter que movimentam a ‘viralização’ em outras redes sociais.
A exemplo do caso com o cantor Gabriel Smaniotto, que Tweetou na plataforma no dia 7 de junho que não havia público no seu show além da sua família e os bombeiros, e a publicação teve repercussão nacional e outros artistas interagiram.