O “Big Brother Portugal” se tornou assunto entre os internautas na noite da última quinta-feira (28). Isso porque o participante Hélder Teixeira foi expulso após reproduzir a saudação nazista diversas vezes dentro da casa, além de dizer frases sexistas e homofóbicas ao longo do reality.
O anúncio foi feito ao vivo durante o programa, pegando todos os participantes de surpresa – incluindo Hélder.
Ele, que já havia participado da edição de 2020 e causado muita polêmica por proferir insultos sexistas e homofóbicos, estava na versão “Duplo Impacto”, que reúne ex-brother de temporadas anteriores do reality.
“Há temas com os quais nunca podemos brincar, correndo o risco de os desvalorizar ou banalizar. O gesto que você fez simboliza milhões de mortos. Hélder sabe melhor que ninguém a importância das palavras e gestos no Big Brother”, começou o “big boss” português.
“Por tudo isso, Hélder, deixou de ser bem-vindo na minha casa. Está expulso do Duplo Impacto. Pode se despedir dos seus companheiros e deixar a minha casa”.
Nas redes sociais, o participante já vinha gerando polêmica por conta dos gestos e saudações nazistas. Em uma ocasião, Hélder até chegou a ser repreendido por uma colega.
“Abaixe o braço. Não faça isso, que isso é péssimo”, disse Helena, uma participante. Ele, então, chega a marchar como as tropas de Hitler e debochar do assunto. “Não é grave nada, faz parte da história”.
O Hélder a fazer 757 vezes a saudação nazi e a Helena, que é apoiante do V€ntura, a dizer que o Hitler é a pior pessoa da história 🤡
Não sei onde vão buscar esta gentinha medíocre.#BBTVI pic.twitter.com/80JfDpD7bd— Rúben Vieira (@rubenjpvieira) January 23, 2021
Após a expulsão, um comunicado foi emitido pela TVI, emissora que transmite o “Big Brother Portugal”:
“No Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, Hélder replicou uma conhecida saudação nazi depois de já o ter feito anteriormente e ter sido avisado por Quinaz e Helena quanto à gravidade do seu comportamento. O concorrente de Santa Maria da Feira parece não ter entendido a gravidade da situação e repetiu vários gestos inaceitáveis alusivos a esse marco tão negativo da história”.
Hélder, por sua vez, disse que é muito brincalhão e que não fazia ideia que suas atitudes tomariam tanta proporção:
“Não estava a espera de nada. De todo. Quando acontece uma situação desta somos avisados. Como eu sou de tal forma brincalhão e já fiz tantas vezes este gesto, não fazia a mínima ideia que isto ia ter esta proporção. Juro pela minha família”, declarou após deixar o programa.