Não é novidade para ninguém que Neil Gaiman é um tanto quanto protetivo de suas criações, em especial de “Sandman”, já até assumindo que impediu que adaptações audiovisuais fossem feitas durante anos. Uma dessas adaptações, inclusive, ele contou até como ajudou a sabotar.
Leia mais:
- Alto orçamento de “Sandman” deixa incerto o futuro da série
- Surpresa! “Sandman” ganha episódio extra de bônus
- “Sandman”: Ator conseguiu papel na série após enviar tweet para Neil Gaiman
- “Sandman”: Criador aprova série focada em Johanna Constantine
Em entrevista para a Rolling Stone, publicada recentemente, Neil Gaiman contou como trabalhou ativamente para sabotar um projeto de adaptação de “Sandman” para o cinema, que estava sob os cuidados do produtor Jon Peters.
Segundo ele, o roteiro do projeto era o “pior roteiro” que ele já recebeu em toda sua vida.
“Eu não li o roteiro todo, eu li a quantidade que eu pude aguentar”, afirmou Neil Gaiman, quando questionado sobre essa adaptação para o cinema em especial. “Eu não tenho certeza se seria um filme de ação ou o que seria na verdade. Era uma bagunça. Nunca ficou melhor do que uma bagunça. Tinha aranhas mecânicas gigantes nele. A forma como isso foi trabalhado…”, completou o autor.
Sobre a trama dessa adaptação que nunca viu a luz do dia, Neil Gaiman explicou que Lúcifer, Morpheus e Coríntio eram trigêmeos idênticos e que o filme seria uma corrida para quem conseguiria o rubi, o capacete e a bolsa de areia antes da meia-noite do réveillon de 1999, quando o novo milênio começava.
A sabotagem para o filme de “Sandman”
Para impedir que tamanha heresia sobre sua criação fosse produzida, Neil Gaiman tratou de criar uma boa sabotagem ao roteiro. A produção, que já passava por problemas, então acabou por ser descartada de vez.
“Eu enviei p roteiro para o Ain’t It Cool News, que na época leu para as pessoas. E eu pensei, o que será que o Ain’t It Cool News irá pensar do roteiro que eles receberam anonimamente. E eles escreverem um artigo fabuloso sobre como esse era o pior roteiro que eles receberam. E de repente o prospecto desse filme acontecer desapareceu. E ao invés disso, Jon Peters focou sua atenção para ‘Wild Wild West'”, contou Neil Gaiman.