Anitta passou pelo tapete vermelho do Grammy comemorando o fato do Brasil estar de volta às categorias principais da premiação após quase 50 anos. E o que era para ser uma noite cheia de orgulho e de esperança para o nosso país, acabou diminuída por algumas centenas de brasileiros que invadiram as redes da cantora Samara Joy com mensagens negativas.
LEIA MAIS:
- Grammy 2023: Anitta entre as celebridades mais bem vestidas pela Harpers BAZAAR
- Quem é Samara Joy, cantora que venceu Anitta no Grammy 2023
- Imprensa internacional reage a derrota de Anitta no Grammy 2023
A jovem cantora de jazz venceu Anitta e outros sete concorrentes, incluindo Maneskin, Latto e Omar Apollo, na categoria de “Revelação do Ano” e foi surpreendida nas redes sociais com milhares de comentários em português com insultos no seu post de comemoração.
Ao invés de comemorar o feito histórico da Anitta, que é gigante para o Brasil e merece sim ser celebrado, muitos fãs brasileiros estão também gastando o inglês pedindo desculpas à Samara pelos comentários e piadas ofensivas.
A gente quer lembrar que esse tipo de comportamento acaba reforçando estereótipos que brasileiros lutam contra diariamente em tantas partes do mundo.
Samara é uma jovem de 23 anos, preta e mulher que canta jazz. Anitta é uma mulher periférica, latina que conquistou o mundo em 2022 cantando em espanhol e estava na maior premiação do mundo onde o inglês é dominante.
É necessário celebrar cada conquista gigante, independentemente se o resultado dele é um troféu e um título que durará um ano, já que em 2024 um outro “Best New Artist” será anunciado.
LEIA MAIS:
- Não foi dessa vez! Anitta perde prêmio de “Artista Revelação” no Grammy 2023
- Grammy 2023: Veja fotos de Anitta no tapete vermelho da premiação
- Grammy 2023: Quem são os concorrentes de Anitta em Artista Revelação
Vamos também lembrar que vencer ou perder um prêmio, número alto ou baixo de seguidores ou posição em chart ou entrada alguma nos rankings não são validadores de talento. Britney Spears, Avril Lavigne, Joss Stone, Ciara e Taylor Swift são alguns dos exemplos de artistas que perderam o “Best New Artist” e que ninguém questiona o talento.
Veja os comentários:
Dessa vez, Anitta precisa se posicionar – e com urgência.