Sam Smith. Foto: Getty Images
in ,

Sam Smith tem resposta do BRIT Awards após criticas sobre categorias de gêneros

Premiação estuda – com atenção – a mudança em suas próximas edições

Após divulgar uma carta aberta criticando as categorias de gêneros das premiações musicais, Sam Smith, que se declarou como uma pessoa de gênero neutro, obteve algumas respostas, nesta segunda-feira (15/03). Em comunicado, o BRIT Awards informou sobre a possibilidade de descartar as categorias de gênero, na tentativa de incluir artistas não-binários e mudar a indústria musical.

A premiação afirmou concordar com Sam sobre a questão das divisões, mas que ainda é um tópico em discussão, já que, de acordo com eles, pode trazer consequências negativas também.

“Os BRITs estão comprometidos com a evolução do programa e as categorias de gênero estão sob análise. Mas qualquer mudança feita para ser mais inclusiva precisa ser exatamente isso — se uma mudança acidentalmente levar a menos inclusão, então, ela corre o risco de ser contraproducente para a diversidade e a igualdade. Precisamos consultar amplamente antes que as alterações sejam feitas para ter certeza de que acertamos”, concluiu a organização.

Novo álbum do Sam Smith
Foto: Joe Maher/Getty Images

Em resposta à notícia do BRIT Awards, o cantor celebrou a atitude e disse enxergar a música como união. “Estou ansioso por um momento no qual as premiações possam refletir nossa sociedade,” concluiu no Instagram.

O desabafo de Sam surge a partir do momento em que ao se identifica como uma pessoa de gênero não-binário, onde não se identifica necessariamente nem como homem ou como mulher, fica de fora das entregas dos prêmios, principalmente do BRIT Awards, maior premiação britânica.

“Os prêmios BRIT Awards têm sido uma parte importante da minha carreira, uma das minhas primeiras conquistas foi ganhar o Critics Choice em 2014. Música para mim sempre foi sobre unificação, não divisão. Estou ansiosx por um momento em que as premiações possam refletir a sociedade em que vivemos. Vamos celebrar a todos, independentemente de sexo, raça, idade, habilidade, sexualidade e classe”, escreveu na publicação de seu Insatagram.

Shawn Mendes pede desculpas a Sam Smith por errar seu gênero
(Foto: Divulgação)

Contudo, ainda há muita discussão em volta do tema. Segundo fonte do “The Sun”, as categorias de gênero neutro não serão implementadas na premiação deste ano. A única mudança confirmada no BRITs 2021 é a participação de artistas sem cidadania britânica, mas que residam no país há 5 anos ou mais. A ideia vem de uma campanha de Rina Sawayama, nomeada na categoria Rising Star.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Sam Smith (@samsmith)

Escrito por Leonardo Rocha

Liam Payne parabeniza Harry Styles por sua vitória no Grammy

“Vergonha”: Conselho de pais critica performance de Cardi B e Megan Thee Stallion no Grammy