Desde que lançou o videoclipe de “How Do You Sleep?”, Sam Smith vem se sentindo cada vez mais confortável para expor a sua verdadeira essência para o grande público. Nas redes sociais, já expressou como a dança é importante em sua vida, mas que tinha medo de explorá-la, usou salto alto em público, falou sobre “body positive”, auto-estima e aceitação.
Nesta sexta-feira (13), um anúncio importante ao tratar sobre a questão de gênero e anunciar que, a partir de agora, não vai tratar a si mesmo com pronomes masculinos ou femininos. “Hoje é um bom dia então aqui vai. Decidi que estou mudando meus pronomes para ‘they/them'”, iniciou a publicação no Instagram. “They” e “Them” se referem à terceira pessoa do plural e em inglês são pronomes totalmente neutros.
“Depois de uma vida inteira estando em guerra com meu gênero eu decidi por abraçar quem eu sou, por dentro e por fora. Estou muito animado e me sinto privilegiado de estar rodeado de pessoas que me apoiam nesta decisão, mas estava bem nervoso em anunciar isso porque eu me importo demais com o que as pessoas vão pensar. Eu compreendo que ocorrerão vários enganos em relação a gêneros, mas tudo o que peço é que por favor tente”, disse. “Espero que você me veja como sou agora”.
Sam faz um adendo sobre a denominação “não-binário” dizendo que ainda não está seguro em falar eloquentemente sobre a representatividade e significado da palavra. “Mas mal posso esperar por esse dia. Então, por enquanto, eu só quero ver VISTO e aberto. Se você tiver dúvidas e me perguntar o que isso tudo significa eu tentarei meu melhor para explicar, mas também marquei abaixo os seres humanos que estão lutando a luta todos os dias. Eles são ativistas e líderes das comunidades não-binário/trans que vem me ajudando com muita clareza e entendimento”.