Connect with us

Márcia Fellipe

Saiba o que é Piseiro: o ritmo que está dominando o Nordeste!

Cantores como Wesley Safadão, Xand Avião, Márcia Fellipe e Rafa e Pipo já gravaram músicas nessa nova onda

Published

on

Não é verão, mas um ritmo novo está dominando o Brasil! O nome? Piseiro! Cantores como Wesley Safadão, Xand Avião, Márcia Fellipe e Rafa e Pipo já gravaram músicas nessa nova onda. Curiosos que somos, o POPline fez uma matéria especial e entrevistamos esses cantores, especialistas em música e Orlandinho do Piseiro, que é considerado o “Rei do Piseiro” por disseminar o ritmo através das suas redes sociais.

Saiba o que é Piseiro: o ritmo que está dominando o Nordeste! Foto: Divulgação

Saiba o que é Piseiro: o ritmo que está dominando o Nordeste! Foto: Divulgação

Ritmo surgiu através de uma festa

O pernambucano Orlandinho do Piseiro contou que o ritmo surgiu através de uma festa chamada “Pisadinha”, que é uma espécie de vaquejada no meio do mato. O cantor disse que o nome original era “Pisadinha”, mas se tornou “Piseiro”.

Orlandinho do Piseiro é considerado o rei do ritmo. Foto: Divulgação

Orlandinho do Piseiro é considerado o rei do ritmo. Foto: Divulgação

Na verdade, o ritmo certo de se falar é a pisadinha! Só que com o tempo os instrumentos foram sendo acrescentados e as músicas foram sendo modificadas. Daí surgiu o nome de Piseiro! A pisadinha é uma festa aonde vários amigos se juntam e cada um tem seu estilo de dança. Antigamente muitos dançavam agarrados, depois que a minha dança viralizou muitas pessoas dançam sozinhos!”, explicou Orlandinho.

 

Chamado de “Rei do Piseiro”, Orlandinho tem um vídeo com quase 500 mil visualizações, que viralizou com a sua dança. Perguntamos, então, como se dança o piseiro para o rei do ritmo.

Eu sempre gostei de dançar assim, desde criança, quando tocava uma pisadinha, eu fazia sempre a mesma dança! Com o tempo em que as músicas foram modificadas, foi onde minha dança se encaixou mais ainda, então, saiu a música do “Solinho Agressivo”. Na verdade, minha dança não era nenhuma coreografia, e sim, uma brincadeira!”, finaliza Orlandinho.

“É um forró mais simples”, define Wesley Safadão sobre o Piseiro

Wesley Safadão, que gravou uma música chamada “Piseiro”, explicou como o ritmo entrou em seu repertório.

A pisadinha vem do interior do nordeste, é um forró mais simples e cada vez tem mais espaço no mercado musical. Essa simplicidade dos elementos reflete a vida humilde do povo do interior e acabou caindo no gosto popular. Já incorporei no meu repertório e muitos bons artistas do ritmo estão se tornando nomes conhecidos do grande público, como o Eric Land, que está estourado com a música “Cidade inteira”. A pisadinha veio para ficar“, enfatiza o cearense.

“É basicamente teclado e voz”, diz Márcia Fellipe

Amazonense, Márcia Fellipe lançou um projeto chamado “Piseiro, Churrasco e Paredão” no início do ano e falou sobre a sua visão do ritmo. “É uma nova vertente do forró, é basicamente um teclado e voz, vem do interior do nordeste a pisadinha. No começo do ano lancei ‘Piseiro, Churrasco & Paredão’ e convidei grandes representantes do ritmo para cantarem comigo. Essa simplicidade do povo do interior nordestino que deu origem a pisadinha está conquistando o Brasil“, detalha a Fenomenal.

“É a cara do Nordeste”, resume Xand Avião

Cearense, um dos maiores nomes do forró no país, Xand Avião gravou a música “Basta Você Me Ligar” com a dupla Os Barões da Pisadinha e considerou o ritmo um retrato do Nordeste. “O piseiro é a cara do Nordeste. Até mesmo pela história do ritmo, que surgiu através de vaquejadas, que são festas bem típicas. Além disso, é um novo estilo do forró, geralmente com teclado, mas que também pode receber influências de vários ritmos – como o eletrônico, o pop… É bem diversificado, como a própria região”, pontuou o Comandante.

Por falar em misturas, conversamos também com Rafa e Pipo, que são uma dupla de axé, mas que também estão fazendo sucesso cantando no ritmo de “Piseiro”.

“Foi algo natural incorporar o Piseiro em nosso repertório”, frisaram Rafa e Pipo

Rafa e Pipo explicaram que apesar de serem conhecidos como cantores de axé, são abertos a incorporarem diversos ritmos em seu repertório.

Nossa geração é muito antenada e sem preconceitos musicais. Acho que a facilidade de circulação da música hoje em dia favoreceu o acesso a novidades e músicas produzidas em locais que, antes, não tinham projeção. Então, vemos cada vez mais essa mistura de ritmos. Isso é muito bacana e tem muito a ver com nosso trabalho, que sempre seguiu uma linha livre de rótulos. Somos um pouco de tudo, então, incorporar o piseiro em nosso repertório, em canções próprias ou de outros artistas, foi algo natural“, declarou a dupla.

“É uma batida que agrada várias gerações”, diz Eric Land

Com 44 milhões de visualizações no clipe de “O Povo Gosta do Piseiro” em parceria com Zé Vaqueiro, Eric Land é um novo nome do forró nordestino, empresariado por Wesley Safadão que faz o maior sucesso cantando músicas no ritmo do Piseiro.

É uma batida que agrada várias gerações. Nas festas da roça, nos sítios, tanto os idosos como as crianças dançam bastante. É um ritmo que deixa evidente a alegria e o talento do nordestino para a dança. O piseiro pode ser entendido como uma nova versão do forró, que misturamos com vários outros ritmos”, descreveu Eric Land.

Vítor Fernandes – o Rei do Piseiro – cantor

Se apresentamos o Rei do Piseiro dançarino, que é Orlandinho do Piseiro, há o Rei do Piseiro cantor, que é Vítor Fernandes. Vítor Fernandes falou sobre o título e também definiu o ritmo. “O piseiro é um ritmo que sempre acreditei, ele vem crescendo a cada dia mais, inclusive muitas bandas de forró estilizado vem adotando pra eles e cada vez mais faz parte do repertório de outros artistas. Eu mesmo trabalho com “dois tipos de piseiro”, porque apesar de ser um ritmo muito dançante como a gente pode ver na música “Rei do Piseiro, ” é um ritmo que pode também ser adaptado pra músicas românticas como por exemplo a música “O Matuto Se Apaixonou”.

Sobre ser chamado Rei do Piseiro, ele explica: “Engraçado que essa minha relação com esse ritmo surgiu de uma forma inesperada quando recebi uma composição de uma música e logo fiz questão de gravar, de forma meio que inocente, digamos assim. Quando vi já tinha viralizado, essa canção estava na boca do povo e foi quando surgiu a oportunidade de gravar “Bebe Vem Me Procurar” com Wesley Safadão e lá no estúdio fui perguntando que ritmo era esse, que era bem parecido com a pisadinha, mas tinha sua própria identidade“.

Ele continua: “Foi quando a gente “batizou” digamos assim, o ritmo de piseiro, e assim o movimento logo ganhou força e fui nomeado “Rei do Piseiro” pelos meus fãs e por muitas pessoas através das redes sociais por ser um dos primeiros a dar força a esse ritmo“.

Polly Ferreira, editora de Sertanejo e Forró da Deezer, responsável pela curadoria de playlists destes dois gêneros musicais, falou para o POPline sobre a força do piseiro.

Na Deezer Brasil o ritmo mais ouvido é o sertanejo, mas a prova que o Piseiro está com um público bem forte é que, em junho, Barões do Pisadinha ficaram em quinto lugar entre os artistas mais ouvidos de toda a plataforma. Em razão do sucesso do ritmo, até criamos a playlist Pisadinha e Paredão que já conta com mais de 31 mil fãs”.

HojeTemLive.com.br




Ranking