(Foto: Reprodução / YouTube)
in ,

Rosalía comenta controvérsia de sua classificação como latina

Cantora é espanhola e, sempre que é indicada em premiações de música latina, vê reclamações.

Rosalía tratou do debate sobre se é latina ou não, em uma nova entrevista para a Billboard. A cantora espanhola, natural de Sant Esteve Sesrovires, disse que sempre que seu nome é indicado nas categorias latinas das premiações norte-americanas, ela vê gente reclamando.

“A música que eu faço é em espanhol, por isso que muitas vezes me englobam como artista latina. O espanhol vem do latim. Mas isso não é o mesmo que ser latino-americana. Muitas vezes, questionam isso. Muitas outras vezes, quando homens têm muito sucesso e são indicados, nunca questionam. Esse debate cai sobre mim e talvez seja porque tenha algo na mesa que precise ser esclarecido”, diz a cantora.

Rosalía comenta controvérsia de sua classificação como latina
(Foto: Divulgação)

Rosalía já ganhou diversos prêmios

Rosalía já venceu cinco Grammys Latinos e está indicada a mais quatro – pelas músicas “Yo x Ti, Tu x Mi”, “Dolerme” e “TKN”. Ela também ganhou o Grammy de melhor álbum latino de rock, urbano ou alternativo por “El Mal Querer”. Além disso, concorreu no Latin American Music Awards e venceu o VMA de melhor clipe latino em 2019.

Na entrevista para a Billboard, a jornalista disse que o veículo considera música latina toda aquela feita em espanhol. Artista latino, portanto, é aquele que canta em espanhol. “O debate sobre se os artistas espanhóis fazem ou não música latina é algo que nunca ouvi sobre os artistas masculinos. Só comecei a escutar agora, com as mulheres”, disse.

Veja a entrevista completa:

Cantora falou sobre machismo na música

O machismo acabou virando o próximo tópico da entrevista. Rosalía contou que as mulheres são constantemente prejudicadas na indústria musical. Ela disse que, ainda que uma mulher cante mais tempo em uma música do que os parceiros homens, ela não ganha os devidos créditos, pelo privilégio masculino.

“São artistas grandes, que têm grandes números, e para o algoritmo é mais interessante que os homens estejam como artistas principais e a mulher como ‘featuring’. Isso faz com que eles tenham todo o benefício mecânico e ela não. Isso torna mais desafiador para essa mulher ter números grandes”, explica.

Escrito por Leonardo Torres

Nova era? Camila Cabello muda visual

Nova era? Camila Cabello muda visual

The Weeknd lança clipe de ‘Too Late’ com muito sangue, sexo e suspense. Veja!