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Rolling Stone reúne sete líderes empresariais para entender o futuro da economia criativa

Os criadores de conteúdo têm alto potencial de ganhos no mercado atual, mas precisam acompanhar as novas tendências à medida que o setor evolui

Foto: Amelia Bartlett

A economia criativa está em constante mudança devido a fatores como eventos sociais, políticos ou mundiais que ocorrem naquele momento. A Rolling Stone aponta que isso ficou claro nos últimos anos, por conta da pandemia de covid-19, um ciclo eleitoral que dividiu partidos e o aumento das campanhas de justiça social.

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Tudo isso teve um efeito enorme nas plataformas digitais e os criadores têm muito a ganhar com a demanda constante e crescente por conteúdo relevante. Os membros do Rolling Stone Culture Council compartilharam suas previsões para o futuro da economia criativa nos próximos anos. Confira:

O conteúdo de nicho veio para ficar

Para Michael Klein, Trees Corporation, as plataformas e ferramentas de produção continuarão a melhorar, juntamente com a capacidade individual de contar histórias, permitindo que áreas de interesse aparentemente pequenas prosperem e envolvam públicos apaixonados e leais. Isso criará valor para criadores e marcas. 

O marketing centrado na comunidade continuará a crescer

Segundo Robbie Murch, BUMP, a era do macro-influenciador acabou e os micro-influenciadores – ou o que chamamos de marketing “centrado na comunidade” — estão na moda. Com o surgimento de plataformas baseadas na comunidade como Discord, Reddit ou OnlyFans, nós veremos o futuro da economia criativa com base no estabelecimento, substância e crescimento de comunidades em plataformas.

As empresas serão forçadas a adaptar seus benefícios

De acordo com King Holder, PROCUSSION, jovens de todo o mundo estão percebendo que tudo o que precisam para ganhar dinheiro é um telefone e uma conexão Wi-Fi. Será cada vez mais difícil para as empresas recrutar talentos para cargos de tempo integral, porque a maioria da força de trabalho prefere trabalhar como freelancer e ter vários fluxos de receita. Isso forçará as empresas a se adaptarem, oferecendo melhores salários e benefícios para competir. 

As pessoas esperam sustentabilidade

Amanda Dorenberg, COMMB, diz que a economia criativa está aproveitando amplamente os NFTs para suas estratégias de crescimento fundamentais. No entanto, a grande maioria dos artistas e editores não sabe que os proxies pelos quais eles simbolizam seus trabalhos criativos são incrivelmente insustentáveis. Eu prevejo uma grande mudança para plataformas NFT mais sustentáveis ​​que estão alavancando proof-of-stake versus proof-of-work devido à pegada de carbono reduzida da proof-of-stake. 

Mais empresas se concentrarão na justiça social

Segundo Evan Nison, NisonCo, a economia criativa pode ajudar a promover causas de justiça social em todo o mundo. Com mais pessoas capazes de iniciar negócios, pode haver um aumento nas doações ou no voluntariado para as causas que esses criadores prezam. Além disso, as empresas iniciadas por meio de plataformas sociais costumam ter um forte senso de comunidade entre seus apoiadores, que também pode ser aproveitado para fins de defesa.

As indústrias se tornarão mais criativas

Michael Polk, Billboardology.com, acredita que cada período da história é alimentado pelo zeitgeist da época. Com tudo que passamos nos últimos cinco a seis anos, espero uma explosão de criatividade de todos os setores. As pessoas são expressivas e, se “o meio é a mensagem”, os sistemas de transmissão precisam de arte. Espero muito ver, ouvir e ler. Vamos esperar que muito disso seja ótimo. 

Influenciadores se tornarão mais importantes para as empresas

De acordo com Christian Anderson (Trust’N), Lost Boy Entertainment LLC, o marketing de influenciadores se tornará mais importante do que nunca, à medida que as marcas começarem a se descentralizar. Os influenciadores estão iniciando seus próprios empreendimentos e geralmente estão por dentro do que está acontecendo no mundo. As empresas precisarão de acordos de marca com influenciadores agora mais do que nunca para que seus produtos e/ou serviços sejam vistos por outras pessoas. Um burburinho nas redes sociais é vital para o sucesso de qualquer negócio.