Connect with us

O que está procurando?

Yeah! +POPline

Rolé POPline: Bernardo Sim conta o que está em alta na versão mais pop de Nova York

Nova coluna traz tendências pop das melhores cidades ao redor do mundo.

Opa, voltei! Pra quem não me conhece, eu sou o Bernardo Sim e, durante 2012, analisei vários acontecimentos no mundo pop na coluna “A Fábrica”. Agora, após alguns meses, estou de volta e com muitas novidades.

Sou brasileiro, mas moro nos Estados Unidos, e sempre fui um apaixonado por explorar lugares novos e diferentes. Aos 21 anos, já viajei as Américas do Norte, Central e Sul, Europa (Leste e Oeste) e Ásia. No Rolé POPline, esta minha nova coluna, compartilharei algumas das minhas experiências ao redor do mundo, sempre fazendo conexões com o mundo pop e a indústria do entretenimento.

No início de Maio deste ano tive a oportunidade de visitar mais uma vez a cidade de Woody Allen e Lady Gaga, Lenny Kravitz e Scarlett Johansson, Vin Diesel e Jay-Z. Nova York, a metrópole que ilustrou Manhattan e “Empire State of Mind”, é uma cidade de muitas personalidades, pouco espaço e histórias para contar a cada canto. Seja na Broadway, nas grandes casas de shows ou nas ruas lotadas por famosos, Nova York é uma cidade que inspira o mundo da arte em todos os seus níveis.

Música
role1
Nesta temporada, Nova York estava dominada por uma única mulher. A parceria de Beyoncé com a Pepsi e H&M lotou a cidade com pôsteres dela por toda a parte, mostrando todos os ângulos possíveis da esposa de Jay-Z que, atualmente, segue em turnê com o “Mrs. Carter Tour”.

role2

Eu estava lá no mesmo fim de semana em que Rihanna levou a sua “Diamonds World Tour”, e várias ruas estavam lotadas por fãs que estavam supostamente tentando segui-la. Como a ilha de Manhattan não é lá tão grande, pude ver vários fãs em pontos diferentes tentando localizá-la. Infelizmente, não tive tempo para correr atrás dela! haha

Teatro
“O Rei Leão”, “Wicked” e “O Fantasma da Ópera” seguem como os musicais mais fortes da Broadway, e com mérito, pois continuam a emocionar plateias ano após ano. “Wicked”, inclusive, recebeu uma adaptação cinematográfica ‘torta’ com o novo filme da Disney “Oz: Mágico e Poderoso”, já que as duas histórias se focam nos acontecimentos em Oz antes da chegada da menina Dorothy. A grande novidade da Broadway é “The Book of Mormon”, uma comédia em volta da famosa religião Mormon que, anos atrás, foi tão comentada pelo ex-American Idol David Archuletta.

role5

Falando nisso, o novo musical da Broadway “Motown – The Musical” recebeu uma semana inteira de divulgação na temporada do American Idol deste ano. Este espetáculo gira em torno das carreiras daqueles que fizeram parte do movimento, como Michael Jackson, Stevie Wonder, Smokey Robinson (que serviu de técnico para o American Idol na semana Motown), Marvin Gaye, entre outros. A outra novidade é o musical “Pippin”, de 1972, que acabou de ganhar a sua nova versão em 2013. Tive a oportunidade de assistir e recomendo para aqueles que não tem problema em acompanhar muito diálogo em inglês, pois há bastante história envolvida. Em Abril deste ano foi anunciado que “Pippin” ganhará uma adaptação cinematográfica. A Miramax (mesma produtora do filme para “Chicago”) é a atual detentora dos direitos.

role3

Eu curto teatro e já assisti muita coisa na Broadway, mas desta vez vi dois inéditos para mim. Além de “Pippin”, também assisti o clássico “Jersey Boys”, que está em cartaz desde 2005, e conta a história do cantor Frankie Valli e o seu grupo The Four Seasons. Algumas de suas músicas, como “Can’t Take My Eyes Off Of You”, ainda são grandes sucessos em reality shows musicais americanos.

Moda

role4
Em Nova York é comum ver os turistas se perderem no SoHo, na 5th Avenue (Quinta Avenida) ou em Chinatown, dependendo do que procuram quando o assunto é moda. Para quem curte algo completamente diferente das grandes marcas ou dos enormes bazares, recomendo a loja UNIQLO (tem unidades tanto na Quinta Avenida quanto no SoHo), que sempre aposta numa visão artística para as suas coleções. A disposição da loja já é autêntica o suficiente, com salas que remetem às Bolsas de Finanças, e outras completamente envidraçadas. Desta vez, a grande exposição era uma coleção Pop-Art baseada no trabalho de Andy Warhol.
Falando em Warhol, passei na frente da loja de departamento Barneys New York, aonde uma de suas maiores admiradoras (Lady Gaga) ganhou uma exposição/workshop em 2011. A frente da loja está bem diferente da época em que tudo foi ‘Gagaízado”, e o nosso brasileiro Romero Britto é quem estava estampando uma das vitrines com a sua inconfundível técnica artística.

Há algo indescritível sobre Nova York. Não há como compará-la com nenhuma outra cidade do mundo, pois na visão ocidental, até Londres e Hong Kong caem sob o título de “parecido com Nova York”. É uma cidade literalmente agitada e 24h, que há uma década está limpando as suas ruas e mudando as suas regras para cada vez mais acomodar a quantidade de turistas que querem visitar a “capital do mundo”. Se você curte música, cinema, televisão, teatro, shows, gastronomia, moda, ou qualquer outra vertente do entretenimento, é uma parada obrigatória.

Destaques