Rodrigo Teaser: música autoral e o Rei do Pop como influência
Rodrigo Teaser fala sobre sua música autoral e influências do Michael Jackson na indústria. Foto: Caio Gallucci
in

Rodrigo Teaser: música autoral e o Rei do Pop como influência

Na data do nascimento de Michael Jackson, 29 de agosto, Rodrigo Teaser faz um balanço da importância do artista na indústria e conta detalhes sobre seu projeto autoral

No dia 29 de agosto de 1958 nascia Michael Jackson, um artista que possuiu um legado inquestionável e único na história da música. O cantor que completaria 63 anos hoje (29) segue vivo na memória dos fãs e alcança novos públicos com suas canções e estilo atemporal. Atualmente, o catálogo do artista possui mais de 26 milhões de ouvintes mensais no Spotify.

Conhecido por ser o maior intérprete do Rei do Pop, Rodrigo Teaser – que possui um Show internacional de Tributo ao artista – conversou com o POPline.Biz é Mundo da Música sobre as influências de Michael na sua carreira e também na indústria, além de ter falado do seu trabalho autoral. Teaser aposta na carreira solo, com faixas que transitam entre o R&B e o pop.

Rodrigo Teaser: música autoral e o Rei do Pop como influência
Cantor, compositor e dançarino, Rodrigo Teaser é um dos principais intérpretes de Michael Jackson. Foto: Reprodução/ Instagram @rodrigoteaser

Legado Musical atemporal de Michael Jackson

Para Teaser, o legado de Michael Jackson segue tão vivo no imaginário das pessoas e conquistando novos públicos, principalmente pelo respeito que ele tinha com a arte e seu público, além de ditar tendências de linguagem Pop na música.

“Michael Jackson entendia e expressava que sua obra era plural, ele não falava só para um gênero, só para um grupo, só para um tipo de visão de mundo. Ele entendia que ser plural era atingir mais pessoas, e para essas pessoas o receberem bem, precisavam estar representadas. Questões raciais, filantrópicas, ambientais, sociais e colocar todos em pé de igualdade estão presentes em muitas de suas canções e clipes. Muitas vezes contra a vontade da própria gravadora”, diz Teaser.

Leia Mais: 

Grande conhecedor do impacto de Michael na indústria, Teaser ainda ressalta que o artista foi a celebridade morta mais lucrativa de 2020, de acordo com compilação de dados da MRC Data, IMDBPro, NPD BookScan e de entrevistas com membros da indústria. E quando o assunto são os bastidores, o talento de Teaser chegou a levá-lo até Lavelle Smith, bailarino e coreógrafo do próprio rei do pop por anos. Os artistas partilham seus talentos juntos hoje, onde Lavelle é quem dirige Rodrigo no show “Tributo ao Rei do Pop”.

“LaVelle é um ser humano raro, um dos maiores ganhadores do MTV VMA (5 vezes), coreografou Michael Jackson, Janet Jackson, Beyoncé, Rihanna, Ricky Martin, Rolling Stones, TLC e ainda se mantém num lugar de humildade. Mandei uma mensagem como fã, agradecendo pela arte dele e ele respondeu. Mandei um vídeo do meu show e ele adorou. Quis vir me dirigir, dividiu comigo histórias, vídeos particulares e uma série de aprendizados que teve com esses nomes“, revela o artista.

“A partir daí pude conhecer muitos membros da equipe original do Michael Jackson e dividir o palco com eles. É um aprendizado constante porque parte da ‘cartilha do pop’ que tantos de nós seguimos foram vividos por ele, aprendidos por ele ou criado por ele. É um privilégio poder ter um artista desse nível junto da gente”, celebra Teaser.

Rodrigo Teaser: música autoral e o Rei do Pop como influência
Rodrigo Teaser e Lavelle Smith, coreógrafo de Michael Jackson, no show “Tributo Ao Rei do Pop”. Foto: Marcos Moneiro/Divulgação

Transição do trabalho de intérprete para autoral

Muitos artistas começaram suas carreiras fazendo covers e depois partiram para a trajetória autoral, Teaser fez o oposto ao iniciar a carreira como intéprete de um dos maiores artistas da indústria. Nos últimos anos, seu investimento em lançamentos autorais vem crescendo.

Questionado sobre a dificuldade dessa transição, Teaser diz: “Hoje eu entendo que,de uma forma ou de outra, estarei sempre atrelado ao Michael Jackson, isso não me causa medo. Entendo que ele é parte da minha ‘escola’, influência e história. É como um artista que chega a algum lugar sendo parte de um grupo, banda e resolve escrever sua própria história solo. No meu caso a transição tem pontos positivos e negativos”.

Rodrigo Teaser: música autoral e o Rei do Pop como influência
Rodrigo Teaser fala sobre seu trabalho e a influência de Michael Jackson na indústria. Foto: Caio Gallucci

“Inicialmente não deixarei de fazer os shows em tributo ao Michael Jackson, mas como ‘material’ minha ideia é focar no autoral. A ideia no início do tributo era mostrar para o maior número de pessoas que o show era bom e esperar que elas comparecessem. Com o autoral penso que mais ou menos isso: fazer meu som, aquilo que acredito, mostrar para o maior número de pessoas e deixar aqueles que aqueles que se identifiquem me acompanhem”, pontua Teaser.

Na entrevista, Teaser analisa os pontos positivos e negativos dessa transição após anos de reconhecimento como intérprete. Para o artista, esse fato pode abrir portas para o mercado por reconhecer que ele não possui medo de trabalhar, testar, aprender e ter alcançado resultados positivos de uma forma independente. Já o lado negativo, Teaser acredita que virá do pré-julgamento. “Algumas pessoas entendem que influências são referências e outros possuem dificuldades em enxergar isso“, reflete o artista.

Muitas cantoras do Funk e do Pop nacional passaram por isso no início e eu não acho que estarei livre de passar. No Brasil a gente acha ‘ok’ que uma dupla sertaneja soe como outra, que um cantor gospel soe como outro, mas, quando um cantor canta em português e sua influências não são daqui, existe uma visão deturpada do conceito artístico dele. Mas, assim como foi com o tributo creio que será com o autoral, quem curtir vai chegar e sempre tem quem curta”, diz Teaser.

No dia 25 de junho, Rodrigo Teaser lançou “Paradise”, versão inédita da canção do cantor Korell, grande sucesso nos anos 90 que ganhou força no Brasil por fazer parte da trilha sonora da novela “A Viagem”, da rede Globo. E nesse mês lançou o clipe ao vivo da sua música “Tão Bem”, extraído da Live Catarse.

Escrito por Láisa Naiane

Profissão: Gamer. Flakes conta como é "viver de videogame"

Profissão: Gamer. Flakes conta como é “viver de videogame”

ANAVITÓRIA estrela websérie feita em parceria com a Motorola

ANAVITÓRIA estrela websérie feita em parceria com a Motorola