Com Carlinhos Brown na percussão, a música “Pátria Amada”, da banda Malta, traz um questionamento sobre o Brasil atual em uma mistura de ritmos que mescla as tradicionais guitarras afiadas do rock com os tambores da Bahia. Além disso, a grande surpresa da música é o ator Rodrigo Lombardi.
Porém, ele não está cantando. Rodrigo Lombardi aparece em um trecho recitado da canção onde fala o seguinte texto: “Já parou pra pensar, meu chegado – há quem interessa dividir o país em dois lados? É aquela velha retórica da guerra. Dividir, enfraquecer, atacar e já era. Quantos mais terão que morrer? Quantos mais pra gente entender que o inimigo, parceiro, não sou eu, nem você. O verdadeiro inimigo se esconde atrás das muralhas do castelo”.
O tom crítico de “Pátria Amada” é mantido ao longo da música e o guitarrista da banda Malta, Thor Moraes, explica o intuito da canção: “A música foi feita pensando na nossa situação atual, falando sobre diversos casos que acontecem na nossa política e também para ser uma mensagem para todos nós brasileiros acordamos e mostrarmos que nós não somos os inimigos um dos outros, estamos juntos no mesmo barco. Uma mensagem para nossa Pátria Amada, nos salvar e se salvar de tudo que está acontecendo, que juntos e conscientes como uma nação, somos gigantes”.