Segundo dia de Rock In Rio, segundo dia pop! Para a edição 2017, o festival reservou de cara três datas seguidas com atrações claramente voltadas para os amantes do gênero e neste sábado (16) a gente tem três veteranos e um novato com carreira já arrebatadora no Palco Mundo, e muitos encontros incríveis reservados para o Palco Sunset.
Para você não perder nada, o POPline reuniu fazer um resumão da edição 2017 do Rock In Rio.
Palco Sunset
Um quarteto feminino de respeito é o responsável por abrir os trabalhos do palco secundário no Rock In Rio neste sábado às 15h (horário de Brasília). Lucy Alves, Emanuelle Araújo, Tiê e Mariana Aydar foram convidadas para prestarem homenagem a um mestre da música brasileira: João Donato. A ideia aqui é misturar as influências que cada uma tem com o toque de jazz e música latina apresentada pelo grande veterano. “Vai ser uma explosão de cores, de sotaques. Nós quatro somos bem diferentes, mas temos em comum esse amor pela música brasileira e pela música, como um todo”, disse Lucy.
A música brasileira continua em destaque na segunda atração do Sunset. Às 16h30, a Blitz chama Alice Caymmi e Davi Moraes. A neta de Dorival Caymmi esteve no mais recente disco da banda de Evandro Mesquita e agora tem a chance de estender a parceria para um público maior ainda no Rock In Rio. A outra colaboração remete a história do festival. Blitz e Davi estiveram na primeira edição, lá em 1985. Davi tinha apenas 12 anos e cantou ao lado do pai Moraes Moreira.
A veterana Elza Soares irá fazer sua estreia no Rock In Rio neste sábado às 18h e no auge dos seus 80 anos. Ela e Rael foram convidados quase que de última hora para substituir o cantor de soul Charles Bradley que cancelou sua participação por problemas de saúde. A mistura não parece assustar. Elza já colaborou com artistas de diversos gêneros musicais e enalteceu o trabalho de Rael, com 34 anos.
Pra encerrar o Sunset, às 20h, a primeira colaboração internacional: o cantor de R&B Miguel convida o rapper brasileiro Emicida. Uma prévia da parceria já rolou e é a música “Oásis”, lançada dias do Rock In Rio.
Em entrevista para o POPline, o cantor falou sobre como a colaboração surgiu. “Fui apresentado ao Emicida e à sua música pela galera do Rock in Rio. Tive a oportunidade de ouvir e ver que ele é um artista maravilhoso, então topei. Depois de fazer uma pesquisa, descobri que ele tem uma história maravilhosa. É incrível sua autenticidade. Acho que é por isso que essa colaboração se tornou tão boa para mim. Estou super empolgado por ser parte disso. Eu li sua história e fiquei cativado. Além disso, esse show é uma oportunidade de apresentar a mim e a minha música para o público no Brasil”, comentou.
Palco Mundo
O Skank retorna ao Palco Mundo do Rock In Rio com a missão de abrir os trabalhos do sábado às 19h. Mesmo que você assista “para cumprir tabela”, não vai conseguir se segurar com o repertório recheado de sucessos. Os mineiros estão na estrada há 26 anos e você não vai conseguir passar imune a “É Uma Partida de Futebol”, “É proibido Fumar”, “Saideira”, “Te Ver”, “Acima do Sol”, “Três lados”, “Jackie Tequila”, “Vou Deixar”, “Vamos Fugir”, “Garota Nacional”, “Resposta”… ufa! E tem muito mais. Segura aí um dos últimos setlists da banda para ir aquecendo:
Setlist de hoje aqui no #PlanetaRock em São José do Rio Preto. pic.twitter.com/It3GXgROXx
— Skank – Oficial (@Skank) 13 de agosto de 2017
A primeira atração internacional é também uma das mais aguardadas. Às 21h, Shawn Mendes faz sua estreia em terras brasileiras e desde que chegou está dando um banho de simpatia! Atende a todos os fãs que, milagrosamente, não fazem tumulto e encaram filas certinhas, a pedido do próprio muso, para uma foto e abraço.
O show no Rock In Rio está dentro da “Illuminate World Tour” então já dá para ter uma ideia do que o jovem vai apresentar logo mais! Além de hits como “Treat You Better”, “Mercy”, “Stitches” e “There’s Nothing Holdin’ Me Back”, há covers. Como o tempo de show de festival é mais curtinho, será que vamos ouvir tudo o que está aí embaixo?
There’s Nothing Holdin’ Me Back
Lights On
I Don’t Even Know Your Name / Aftertaste / Kid in Love / I Want You Back
The Weight
A Little Too Much
Stitches
Bad Reputation
Ruin
Castle on the Hill / Life of the Party
Three Empty Words
Patience
Roses
No Promises
Understand
Don’t Be a Fool
Mercy
Never Be Alone
Treat You Better
Como não dá para ter 100% de certeza, se joga na curta discografia do fenômeno por via das dúvidas.
Dúvida é também a setlist de Fergie. A cantora é o girlpower do Palco Mundo deste sábado, às 22h35, e chega ao Brasil às vésperas do lançamento oficial – e aguardado e adiado – do “Double Dutchess”. Das faixas oficialmente lançadas e já conhecidas dos fãs estão “Hungry”, “You Already Know”, deste ano, “Life Goes On” (2016), “M.I.L.F. $” (2016) e “L.A. Love (La La)” (2014). E certamente teremos os grandes hits, dela e do Black Eyed Peas, e prepare-se para se arrepiar com o maior coro quando “Big Girls Don’t Cry” for apresentada. O Brasil é o maior consumidor da música!
Há rumores de que uma participação com um artista brasileiro aconteça no palco da moça logo mais. Mesmo com o descarte oficial da assessoria de Anitta, fãs ainda alimentam esperança. Sérgio Mendes é outro nome cogitado.
A noite será encerrada com Maroon 5, às 00h25 (já madrugada do domingo). E aqui mais uma dúvida: este seria o show inédito a ser apresentado por Adam Levine e companhia, mas com o dever de substituir Lady Gaga na noite anterior, será que a banda vai tentar trazer algo novo, se ater ao setlist programado ou mudar algo pontual? Antes de pisar no Rock In Rio, o Maroon se apresentou em Curitiba, então já dá para ter ideia do que vem por aí – e curiosamente sem o atual single “What Lovers Do”.
Moves Like Jagger
This Love
Harder to Breathe
Locked Away (Rock City cover)
One More Night
Misery
Love Somebody
Animals
Maps
Lucky Strike
Let’s Dance (David Bowie cover)
Sunday Morning
Makes Me Wonder
Payphone
Daylight
She Will Be Loved
Don’t Wanna Know
Sugar
Let’s Go Crazy (Prince cover)
Demais espaços
Com 300 mil metros quadrados de área disponível, o Rock In Rio espalhou suas atrações em sete áreas. Então, não só de Palco Mundo e Sunset vive o festival. Confira abaixo as demais atrações deste 16 de setembro:
Eletrônica: João Brasil (22h00), ZZ’s (00h), DJ Marky B2B & DJ Mau Mau (02h45), The Gaslamp Killer (23h) e Grandmasterflash (01h45)
Rock Street: Fredy Massamba (15h30), Les Tambours de Brazza (17h30) e Tyous Gnaoua (20h)
Rock District: JAMZ (17h30) e Rock Street Band (20h)
Digital Stage: Fitdance, Luisa Sonza, MC’s, Pyong, Gusta, MC’s Marcão e Bruna e Whindersson Nunes. A partir das 15h.
Street Dance: Dance Crew a partir das 14h35.
Geral
Abertura dos portões: 14h
Como chegar: Parque Olímpico da Barra, avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3401, Barra da Tijuca. Quem optar pelo transporte público, a organização do evento sugere que os clientes usem as linhas regulares do MetrôRio e BRT.
Lockers: há armários especiais para guardar objetos. Vendas no site do Rock In Rio
Não é permitido levar garrafas de qualquer gênero, tamanho ou material; embalagens rígidas e com tampa; latas; capacetes; armas de fogo ou armas brancas de qualquer tipo; cadeiras/banquinhos; guarda-chuvas, objetos pontiagudos, perfurantes ou cortantes; fogos de artifício e explosivos; objetos de vidro, pástico ou metal; bebidas; skate, bicileta ou qualquer tipo de veículo motorizado ou não; isopor, cooler ou qualquer tipo de utensílio para armazenagem; bastão de selfie; itens usados para marketing de emboscada; substâncias tóxicas e venenosas, incluindo drogas ilegais; bandeiras, cartazes contendo mensagens ou símbolos com divulgações comerciais.