Com o lema “Juntos os sonhos acontecem”, o Rock in Rio quer mobilizar e convocar o público a participar de ações em prol de um futuro melhor. Entre as ações está a força-tarefa de reciclagem de resíduos e 4,5 milhões de copos plásticos, além das embalagens de plástico e papel, que serão recicladas pela Suzano. O leilão de 30 guitarras e itens das bandas que terão seus valores revertidos para o Ação da Cidadania e Amazônia Live, compensação da pegada carbônica.
Além disso, a organização investiu em recursos que garantem total acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), como plano de rotas, plataformas e interatividade.
Leia Mais:
- Rock in Rio 2022: Polícia recupera celulares furtados no festival
- Rock in Rio: Shows de Ratos de Porão, Gangrena Gasosa e Dead Fish
- Mais que amigas! Juliette se empolga ao encontrar Demi Lovato
- Hailey Bieber é atração à parte durante no Rock in Rio; veja!
No Palco Mundo, um dos artistas mais esperados desta edição, Justin Bieber, se apresentou como headliner para a alegria dos fãs, que esgotaram os ingressos em apenas 12 minutos. Antes dele, foi a vez de Demi Lovato empolgar a plateia com sua superbanda formada apenas por mulheres, marca da nova fase roqueira de sua carreira. No segundo show do palco, Iza abriu a apresentação em meio a plateia com figurinos dignos de uma diva do pop. Na abertura do palco, Jota Quest embalou a plateia com um repertório repleto de sucessos da carreira. Já no Sunset, Gilberto Gil recebeu a família e a neta, Flor Gil, destaque da noite, em um show em homenagem aos seus 80 anos.
Rock in Rio: Cidade do Rock adaptada para pessoas com deficiência
O Rock in Rio vem investindo cada vez mais em recursos que garantem acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD). Plano de rotas, plataformas e interatividade, são algumas das ações que possibilitam o máximo aproveitamento de cada atração da Cidade do Rock. São diversos serviços gratuitos, como empréstimos de cadeiras de rodas manuais e motorizadas; manutenção e reparos de cadeiras de rodas e em órtese e próteses ortopédicas; acesso às plataformas elevadas melhor visualização dos shows nos Palcos Mundo e Sunset, traslados gratuitos em vans acessíveis, que saem do Shopping Metropolitano em direção ao estacionamento PCD do festival.
“Todos os estandes das marcas da Cidade do Rock possuem balcões rebaixados e rampa de acesso para acessibilidade, além de 20 banheiros adaptados. Outra experiência muito bacana é o serviço chamado ‘Sinta o Som’: serviço para deficientes auditivos que sentem a vibração do som com intérpretes de libras”, comenta Thiago Amaral, coordenador de acessibilidade do Rock in Rio.
A inclusão do festival passa também pelos produtos oficiais. Nesta edição, uma camiseta com a estampa em libras, criada por um aluno do curso de Design de Moda da Universidade Estácio de Sá, pode ser adquirida nas lojas da Cidade do Rock.
Rock in Rio: Campanha de gestão de resíduos na Cidade do Rock
O Rock in Rio conta com diversos pontos com lixeiras para recicláveis e de não reciclados, que são embalagens sujas ou resíduos orgânicos. Dessa forma, o festival faz a separação e envio para reciclagem. O evento tem um plano de redução de resíduos que passa por uma avaliação dos brindes, proibição de distribuição de flyers e de embalagens primárias, reutilização de materiais e estruturas e doação de materiais no fim do evento para ONG, escolas e outras entidades.
> Como chegar no Rock In Rio? Conheça o esquema especial de transporte para o festival!
Rock in Rio: Balanço das Transportes
O Primeira Classe transportou nesse primeiro final de semana mais de 55 mil pessoas. Uma operação que envolveu mais de 600 ônibus por dia, chegando a um total de 1350 viagens programadas.
Já o Rock Express transportou nesse primeiro final de semana mais de 150 mil pessoas, em viagens circulares de ida e volta dos terminais Jardim Oceânico e Alvorada para a Cidade do Rock (terminal centro olímpico). A operação contou com mais de 120 ônibus tipo Padron e Articulados, que utilizou a calha do BRT, tornando-se o transporte mais rápido para se chegar ao festival.
> Rock in Rio Academy by HSM está com as vagas presenciais esgotadas
Rock in Rio Academy
O Rock in Rio Academy está marcado para esta terça-feira (6). O curso, promovido pela área de Learning Experience do Rock in Rio, faz um mergulho em cada um dos setores que compõem o maior festival de música e entretenimento do mundo. O evento conta com a participação de grandes nomes como Roberto Medina, presidente e criador do Rock in Rio.
Rock in Rio Academy by HSM está com vagas esgotadas para a experiência presencial. No entanto, os que desejam participar do evento, ainda conseguem adquirir o ingresso online (que dá acesso à transmissão ao vivo via streaming), que será repleta de interatividade, de forma inclusiva, com audiodescrição e tradução em Libras.
Dentro da Cidade do Rock, a palestrante, professora e executiva, Grazi Mendes, e o especialista em estratégia e conselheiro de empresas, Luis Lobão, serão os apresentadores, que vão conduzir toda a jornada do público presente.
Já no ambiente virtual, quem comanda o evento é o apresentador e diretor Felipe Castanhari, que estará ao vivo fazendo a interlocução entre os participantes à distância e os palestrantes da formação executiva, esmiuçando o conteúdo apresentado pela programação no dia do Academy. Além disso, o ingresso online dá direito ao acesso on demand ao conteúdo da formação por 30 dias a partir do dia 6 de setembro.