Apesar da pandemia ter adiado o Rock in Rio para 2022, o festival não parou de criar e inovar e, neste sentido, acaba de lançar um novo projeto que nasce da junção do sufixo “orama” (do grego “hórama”, que significa “vista; descortinar de; espetáculo”) com a palavra “humano”, traduzindo-se em “espetáculo do humano”.
Assim nasce o Rock in Rio Humanorama, um festival de conversas totalmente digital, gratuito e inclusivo, que será realizado entre os dias 14 e 17 de setembro e que procura abrir espaço a novas perspectivas e visões sobre alguns dos temas mais complexos da sociedade, explorando diferentes aspectos do ser humano, numa das alturas em que o ser humano precisa, mais do que nunca, de olhar para si, para nós, e para a sociedade como um todo.
Ao longo de quatro dias, o Rock in Rio Humanorama vai ser palco de entretenimento e diálogo entre vozes diversas do Brasil e Portugal, disponibilizando na plataforma do evento 80 horas de conteúdos live e gravados, traduzidos em linguagem de libras, com foco no desenvolvimento do ser humano.
Nestas conversas, participarão nomes bem conhecidos do público, de diferentes áreas de atuação, que compõem o “lineup” deste festival. Dentre os 200 participantes, já estão confirmados o músico Gabriel o Pensador, Alok, Fábio Porchat, Monja Coen e o jornalista e compositor Nelson Motta, a escritora Martha Medeiros.
Além de o jornalista e Presidente da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro Bruno Chateaubriand, a jornalista Andreia Sadi, a CEO do projeto Na Ponta dos Pés Tuany Nascimento, a diretora audiovisual Benedita Casé, o Fundador e CEO do Gerando Falcões Edu Lyra, a CEO da Looklittle Rebeca Costa, o influenciador da inclusão Ivan Baron, o Presidente da CUFA (Central Única das Favelas) Preto Zezé e as ativistas portuguesas Carolina Salgueiro Pereira e Sara Rocha.
“O Rock in Rio Humanorama é um espaço para todos que estão dispostos a sair da sua própria bolha para compartilhar e conhecer ideias, projetos e visões diversas. Para aqueles que estão abertos ao diálogo e em busca de ampliação da consciência individual e coletiva.”, explica Agatha Arêas, Vice-Presidente de Learning Experience do Rock in Rio.
Mais sobre o festival
Tal como acontece ao entrar na Cidade do Rock, também no Rock in Rio Humanorama o público vai poder escolher os conteúdos que deseja assistir, entre quatro “palcos” principais. Estes palcos são, na verdade, canais acessíveis através da plataforma do evento – “Sou”, “Nós”, “Somos” e “Experiências de Aprendizagem” – dedicados ao conhecimento e desenvolvimento das capacidades do ser humano para a construção de um futuro melhor e mais humano.
O canal “Sou” foca na sustentabilidade individual e no autoconhecimento; o canal “Nós” explora as relações interpessoais, o poder do coletivo e da colaboração; o canal “Somos” aborda o universo do impacto social e a relação com o meio ambiente, explorando temas como a cidadania ativa, economia sustentável, criação de valor, entre outros; e o canal “Experiências de Aprendizagem” será o epicentro dos workshops práticos, liderados por professores e especialistas que abordarão as três temáticas dos restantes canais.
E tem mais…
Além dos conteúdos disponibilizados durante os quatro dias do “festival de conversas”, na plataforma do evento o público poderá, também, acompanhar o HumanoramaCast, um podcast de 11 episódios que promove mais conversas inéditas entre os participantes do festival e cuja estreia está agendada para o próximo dia 23 de julho. O podcast vai juntar na mesma conversa Agatha Arêas, Roberta Medina (Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio) e Luís Justo (CEO do Rock in Rio).
Outro conteúdo que está disponível é o HumanoQuizz, um teste de personalidade para todos os já que queiram começar a fazer parte deste projeto, no qual cada participante poderá descobrir qual o seu tipo de “Humanoramer”. “É uma espécie de diagnóstico rápido do nosso nível de humanidade, mas com uma abordagem leve e divertida, que nos deixa curiosos para descobrir que tipo de humano somos ou seremos!”, explica Agatha Arêas.