#BIZ

Rock in Rio 2022: ID_BR discute pauta racial com a presença dos artistas da Som Livre

Rock in Rio 2022- ID_BR discute pauta racial em talks com presença dos artistas da Som Livre. Foto: Divulgação

O ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), organização comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial no Brasil, faz história na 9ª edição brasileira do Rock in Rio. O Instituto levou, pela primeira vez, um importante debate para a Cidade do Rock, com a campanha “Toca meu coração”, abordando os impactos do racismo na sociedade e no cenário musical.

A Som Livre – empresa do grupo Sony Music Entertainment – terá integrantes do cast presentes no espaço “IDENTIDADES”, do ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), exclusivamente dedicado ao tema da diversidade racial em um evento musical. O jovem trapper capixaba Dudu, o cantor, compositor e produtor musical Lukinhas, Luthuly, um dos principais representantes do R&B na cena musical brasileira, e Thiago Pantaleão, um dos maiores expoentes do pop nacional, participarão de conversas sobre temas ligados à música e cultura, tangentes às suas vivências raciais, nos dias 9 e 10 de setembro.

Leia Mais: 

Rock in Rio 2022: ID_BR discute pauta racial em talks com presença dos artistas da Som Livre. Foto: Divulgação

Em uma ação pioneira – já que é a primeira vez que o maior festival de música e entretenimento do mundo contará com um local exclusivo para falar sobre diversidade racial – o ID_BR conta com o espaço “IDENTIDADES”, localizado em um ponto estratégico próximo ao Palco Mundo, gratuito e aberto ao público.

Através de um cenário instagramável tem como inspiração grandes festivais e nomes negros e indígenas da música. Haverá também uma programação especial de talks que trarão discussões sobre temas como “O legado roubado do pioneirismo musical negro”, “Por uma nova iconografia de mulheres indígenas” e “O legado de Elza Soares para pós fim do mundo”.

Rock in Rio 2022: ID_BR discute pauta racial em talks com presença dos artistas da Som Livre. Foto: Divulgação

As conversas, que acontecem em parceria com o Rock in Rio Humanorama serão mediadas por Luana Génot e Tom Mendes, diretora executiva e diretor financeiro do instituto, respectivamente.

“Nós queremos tocar o coração de todos e, por isso, o ID_BR e o Rock in Rio Brasil se uniram pela primeira vez para somar e ecoar nossas vozes pela educação antirracista. Durante o festival queremos conscientizar o público sobre a importância da promoção da igualdade racial, além de dialogar sobre os caminhos para acelerá-la”, comenta Luana Génot, fundadora do ID_BR.

Luana Génot, fundadora do ID_BR. Foto: Divulgação

O ID_BR também terá a guitarra inédita “Sim à Igualdade Racial”, que também será usada em eventos musicais do Instituto. Em formato de coração, o instrumento irá passar por artistas que se apresentarão no evento em prol de levar a mensagem da igualdade racial e, posteriormente, será leiloado para gerar fundos para ações de educação realizadas pela organização.

“Ao ecoar diversas vozes e fazer circular a Guitarra Sim à Igualdade Racial, queremos fazer história, tocar corações, reforçar e visibilizar as potentes narrativas de protagonismo negro e indígena. Há lugar para todas as narrativas no palco da igualdade, sim!”, complementa Tom Mendes.

Artistas da Som Livre no espaço ID_BR do Rock in Rio 2022

Neste sábado, dia 10 de setembro, Luthuly debate ao lado de Izrra a pauta“Moda, homens e (re)construção: Reimaginar a estética de homens negros e indígenas”, às 15h. A proposta é olhar para grandes nomes negros e indígenas da cultura e reimaginar uma nova estética masculina negra.

Júlia Braga, diretora comercial e de marketing da Som Livre, fala sobre a importância de ter artistas da gravadora no cronograma do espaço “IDENTIDADES”.

É um prazer para a Som Livre estar participando do espaço ‘IDENTIDADES’, ao lado do ID_BR. A questão racial é pauta fundamental da sociedade brasileira e um dos temas mais importantes a serem discutidos sempre, em todas as esferas. Som Livre se orgulha muito de ter em seu casting artistas negros como Dudu, Lukinhas, Luthuly e Thiago Pantaleão, entre outros tantos talentos, protagonizando esses debates tão potentes”, afirma a executiva.

Diretora de marketing e comercial da Som Livre, Júlia Braga. Foto: Divulgação/Som Livre

Os talks serão mediados por Luana Génot, diretora-executiva do ID_BR, e Tom Mendes, diretor financeiro, e terão duração de vinte minutos.

Destaques

#Noticias

Já se passaram sete anos, mas, não tem jeito, o “Brazil, I’m devastated” foi um marco para os fãs brasileiros de Lady Gaga… Na...

#Noticias

Ver o duo Tasha & Tracie subir nos maiores palcos do país de mini saia foi um marco para Duquesa. As rimas potentes e...

#BIZ

Após sete dias de shows, com 750 artistas e público superior a 730 mil pessoas, chegou ao fim o Rock in Rio Brasil 2024,...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile