O ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), organização comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial no Brasil, faz história na 9ª edição brasileira do Rock in Rio. O Instituto levou, pela primeira vez, um importante debate para a Cidade do Rock, com a campanha “Toca meu coração”, abordando os impactos do racismo na sociedade e no cenário musical.
A Som Livre – empresa do grupo Sony Music Entertainment – terá integrantes do cast presentes no espaço “IDENTIDADES”, do ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), exclusivamente dedicado ao tema da diversidade racial em um evento musical. O jovem trapper capixaba Dudu, o cantor, compositor e produtor musical Lukinhas, Luthuly, um dos principais representantes do R&B na cena musical brasileira, e Thiago Pantaleão, um dos maiores expoentes do pop nacional, participarão de conversas sobre temas ligados à música e cultura, tangentes às suas vivências raciais, nos dias 9 e 10 de setembro.
Leia Mais:
- Rock in Rio 2022: Sony Music conta os bastidores da campanha “Green Your City” com Miley Cyrus
- Jão recebe placas comemorativas pelas altas vendas nos bastidores do Rock in Rio
- Rock in Rio 2022: Sony Music conta os bastidores da campanha “Green Your City” com Miley Cyrus
- Rock in Rio: Paula Magrath fala sobre a elaboração da GamePlay Arena
- Rock in Rio 2022: ‘edição mais emocionante da nossa história’, diz Roberto Medina
Em uma ação pioneira – já que é a primeira vez que o maior festival de música e entretenimento do mundo contará com um local exclusivo para falar sobre diversidade racial – o ID_BR conta com o espaço “IDENTIDADES”, localizado em um ponto estratégico próximo ao Palco Mundo, gratuito e aberto ao público.
Através de um cenário instagramável tem como inspiração grandes festivais e nomes negros e indígenas da música. Haverá também uma programação especial de talks que trarão discussões sobre temas como “O legado roubado do pioneirismo musical negro”, “Por uma nova iconografia de mulheres indígenas” e “O legado de Elza Soares para pós fim do mundo”.
As conversas, que acontecem em parceria com o Rock in Rio Humanorama serão mediadas por Luana Génot e Tom Mendes, diretora executiva e diretor financeiro do instituto, respectivamente.
“Nós queremos tocar o coração de todos e, por isso, o ID_BR e o Rock in Rio Brasil se uniram pela primeira vez para somar e ecoar nossas vozes pela educação antirracista. Durante o festival queremos conscientizar o público sobre a importância da promoção da igualdade racial, além de dialogar sobre os caminhos para acelerá-la”, comenta Luana Génot, fundadora do ID_BR.
O ID_BR também terá a guitarra inédita “Sim à Igualdade Racial”, que também será usada em eventos musicais do Instituto. Em formato de coração, o instrumento irá passar por artistas que se apresentarão no evento em prol de levar a mensagem da igualdade racial e, posteriormente, será leiloado para gerar fundos para ações de educação realizadas pela organização.
“Ao ecoar diversas vozes e fazer circular a Guitarra Sim à Igualdade Racial, queremos fazer história, tocar corações, reforçar e visibilizar as potentes narrativas de protagonismo negro e indígena. Há lugar para todas as narrativas no palco da igualdade, sim!”, complementa Tom Mendes.
Artistas da Som Livre no espaço ID_BR do Rock in Rio 2022
Neste sábado, dia 10 de setembro, Luthuly debate ao lado de Izrra a pauta“Moda, homens e (re)construção: Reimaginar a estética de homens negros e indígenas”, às 15h. A proposta é olhar para grandes nomes negros e indígenas da cultura e reimaginar uma nova estética masculina negra.
Júlia Braga, diretora comercial e de marketing da Som Livre, fala sobre a importância de ter artistas da gravadora no cronograma do espaço “IDENTIDADES”.
“É um prazer para a Som Livre estar participando do espaço ‘IDENTIDADES’, ao lado do ID_BR. A questão racial é pauta fundamental da sociedade brasileira e um dos temas mais importantes a serem discutidos sempre, em todas as esferas. Som Livre se orgulha muito de ter em seu casting artistas negros como Dudu, Lukinhas, Luthuly e Thiago Pantaleão, entre outros tantos talentos, protagonizando esses debates tão potentes”, afirma a executiva.
Os talks serão mediados por Luana Génot, diretora-executiva do ID_BR, e Tom Mendes, diretor financeiro, e terão duração de vinte minutos.