Connect with us

O que está procurando?

#Noticias

Rock in Rio 2024 turbina lançamentos de artistas pré-festival; entenda!

Festival, que comemora 40 anos de história, assume papel de um importante marcador no planejamento estratégico dos artistas que farão shows por lá
Matuê, Ludmilla, Pedro Sampaio e Pocah são alguns dos artistas que lançaram trabalhos às vésperas do festival. Fotos: Instagram/@matue; @ludmilla; @pedrosampaio; Ernna Cost

Às vésperas de abrir os portões da Cidade do Rock para a sua edição comemorativa de 40 anos, o Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo, está cada vez mais receptivo para a entrada de novos gêneros que até pouco tempo atrás não eram vistos no line-up, valorizando assim os talentos nacionais. Como resposta a esta iniciativa, os artistas escalados criam estratégias de lançamento pautadas no festival e, a partir daí, o público vê se intensificar um volume de novas músicas e projetos antes e durante o evento. Entenda a lógica, pautada na premissa de que ‘o palco é a melhor playlist’!

LEIA MAIS:

Foto: Rock in Rio

Quem abre o Palco Mundo esse ano, já nesta sexta-feira (13), é Matuê, fenômeno do trap nacional que no início desta semana lançou seu aguardado novo álbum, “333”. Para marcar o lançamento, o trapper cearense ocupou o topo de uma megaestrutura situada no centro de São Paulo por 3 horas e 33 minutos. Teto e Veigh, que aparecem no line-up do Rock in Rio no mesmo dia, também figuram no novo álbum de Matuê em parcerias.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Matuê (@matue)

Ludmilla, que na mesma data fará sua estreia no Palco Mundo, lançou no fim de agosto uma parceria com MC Daniel, que é uma das atrações do festival também no dia 13 de setembro junto com a Funk Orquestra. O cantor Thiago Pantaleão, que faz show no Espaço Favela no dia seguinte, entregou ao público em meados de agosto a parte dois de seu novo disco, o “NOVA ERA”.

Quem também se apresenta no Espaço Favela, mas em 15 de setembro, é MC Hariel. Um dos maiores nomes do funk, Hariel lançou no final do mês passado o álbum ao vivo “Funk Superação”. Já Jão, que faz seu segundo show no Rock in Rio no próximo dia 19, acaba de lançar uma colaboração com Gustavo Mioto, chegando no festival com novidade.

Com show marcado no Palco Sunset no dia 19, Gloria Groove deve lançar a continuação de seu projeto de pagode, o “Serenata da GG, Vol. 2” na semana de sua apresentação no Rock in Rio. Pedro Sampaio, que se apresenta no mesmo dia e palco que a drag queen, lançou no último dia 4 o “ASTRO”, segundo disco da carreira recheado de parcerias de peso.

No Dia Delas, marcado para 20 de setembro, em que o line-up do festival é todo formado por mulheres, Pocah canta no Espaço Favela logo após lançar o seu primeiro álbum, o “Cria de Caxias”. A dupla Chitãozinho e Xororó, atração do Dia Brasil em 21 de setembro, lança álbum de inéditas “José e Durval” no dia 20/9. Simone Mendes, que também se apresenta no Dia Brasil, lançou o novo single “Ranking dos Inesquecíveis” na última semana.

Luísa Sonza, que abre o Palco Mundo no dia 22 de setembro, o último dia do festival, deve lançar a aguardada versão deluxe do disco “Escândalo Íntimo” na semana de sua apresentação.

(Foto: Instagram/@luisasonza)

Artistas internacionais também aderem ao movimento

Não são só os artistas brasileiros que exercitam essa mentalidade e definem estratégias pensando no festival. Katy Perry, headliner do dia 20 de setembro, escolheu lançar seu novo álbum, o “143”, no mesmo dia de seu show. Ela justificou que os fãs brasileiros são os melhores para decorar todas as letras e cantar a plenos pulmões junto com ela.

Shawn Mendes, que encabeça o festival no dia 22, decidiu lançar o novo disco no mês seguinte ao festival, no entanto, é no palco do Rock in Rio que ele fará seu primeiro show após um longo hiato, atraindo, assim, fãs do mundo todo. Ele já havia subido no Palco Mundo em 2017, destacando o show como um dos mais emocionantes de sua carreira.

O cantor britânico Ed Sheeran, que se apresenta no festival no dia 19, também irá antecipar a chegada de um novo disco.  A coletânea “+-=÷× (TOUR COLLECTION)”, anunciada ontem, será disponibilizada logo após o Rock in Rio, em 27 de setembro.

É importante lembrar que, no caso de artistas internacionais, os lançamentos em torno do Rock in Rio causam furor entre os fãs brasileiros, que automaticamente tornam-se ouvintes desses trabalhos. Não podemos esquecer que o Brasil é uma potência no que tange ao volume de plays enviados a um projeto musical nas plataformas de streaming.

A estratégia pautada no festival

Os artistas e as equipes por trás deles entendem que o Rock in Rio, como um dos maiores eventos de música do mundo, é uma das melhores vitrines para expor novos trabalhos e, assim, potencializar a conversão em vendas. Não é incomum, inclusive, ver artistas de todos os portes, entre uma música e outra de seus shows, convidando o público a dar um play em algum novo trabalho nas plataformas digitais.

Ter um pedacinho da Cidade do Rock para chamar de seu, mesmo que em um set de poucos minutos, é um sonho e realização para muitos músicos, que dão tudo de si para entregar o melhor show no festival – movimento esse que tem sido cada vez mais notado, sobretudo por parte dos artistas brasileiros, que chegam a investir milhões em seus espetáculos.

Rock in Rio 2024 acontece em setembro. Venda geral de ingressos está marcada para 11 de abril, no site Ticketmaster Brasil. Foto: Divulgação

Nesse interim, torna-se um tanto interessante aproveitar o período do festival para colocar na praça novos singles, videoclipes, álbuns e EPs, bem como parcerias, tendo em vista a visibilidade que pode ser conquistada em um evento dessa magnitude. Nessa mesma época do ano passado, o mesmo movimento pôde ser observado com a edição de estreia do The Town, considerado um ‘irmão mais novo’ do Rock in Rio, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Em um dos palcos do festival, Jão entregou o primeiro show do exitoso disco “SUPER” (2023), em uma performance com direito à megaestrutura, muita pirotecnia e até um dragão gigante na cenografia do show. Luísa Sonza e Demi Lovato fizeram, também no palco do evento, a primeira performance conjunta de “PENHASCO 2”, parceria entre elas.

Agora, nos resta aguardar para conferir as surpresas que nos reservam esse Rock in Rio!

Destaques

#Noticias

O anúncio da primeira apresentação do Stray Kids no Brasil gerou uma onda de euforia entre os fãs e colocou o nome do grupo...

#Geek

Selena Gomez grava participação especial no final da temporada de "Os Feiticeiros Além de Waverly Place". Veja fotos!

#Noticias

Após esgotar ingressos na Ásia e Austrália ao longo de 2024, o Stray Kids se prepara para a segunda leva de shows de sua...