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Plataforma de games levanta $520 milhões da Warner Music e outros investidores

O mercado de games na música é apontado como uma das principais tendências para 2021

Foto: Reprodução/YouTube

A Roblox, plataforma de jogos extramamente popular jogada por mais da metade das crianças e adolescentes com menos de 16 anos nos Estados Unidos, levantou $ 520 milhões em uma nova rodada de financiamento da Série H que inclui investidores da Warner Music Group, Altimeter Capital e outros, a um preço de compra de $ 45,00 por ação.

De acordo com uma fonte da Billboard, o investimento da Warner Music foi de oito dígitos. A nova rodada aumenta a avaliação da Roblox para US $ 29,5 bilhões, e a empresa planeja usar os fundos adicionais para “avançar nas iniciativas de crescimento da Roblox”.

Warner Music Group investiu no fenômeno dos jogos infantis Roblox, já que o proprietário da plataforma, Roblox Corporation, planeja estar presente na bolsa de valores por meio de uma listagem direta no estilo da presença do Spotify.

Esta não é a primeira vez que o Warner Music Group fez parceria com a Roblox. Em setembro, com a artista da Atlantic Records, Ava Max, a gravadora ofereceu uma festa de lançamento de seu álbum Heaven & Hell na plataforma.

O vice-presidente da Roblox e chefe global de música Jon Vlassopulos disse à VentureBeat na época que a empresa havia firmado uma parceria com a Warner Music Group para lançar mais shows virtuais e “permitir que os artistas do WMG explorem o poder da plataforma Roblox nas semanas e meses seguintes . ”

A Roblox, sediada na Califórnia, disse também que o financiamento irá “promover [nossas] iniciativas de crescimento e a missão de construir uma plataforma de coexperiência humana que possibilite experiências compartilhadas entre bilhões de usuários”.

Brad Gerstner, CEO da Altimeter, acrescentou: “Embora antes vista como uma plataforma de jogos, Roblox emergiu como uma comunidade global definitiva conectando milhões de pessoas por meio de comunicação, entretenimento e comércio”, disse.

“E conforme o mundo se move em direção a um futuro híbrido – onde a comunidade online e offline e a aprendizagem coexistem, temos orgulho de apoiar uma empresa orientada por valores que leva a sério sua obrigação de construir uma comunidade inclusiva, criativa e positiva”, afirma.

“Roblox construiu uma experiência virtual única e criativa com uma comunidade crescente e leal, e estamos entusiasmados com a oportunidade de apoiar a empresa nesta fase de seu desenvolvimento”, disse Marc Stad, fundador e sócio-gerente do Dragoneer Investment Group.

“Estamos ansiosos para fazer parceria com a equipe Roblox enquanto eles continuam a executar uma estratégia de crescimento atraente e capitalizar nas oportunidades substanciais que virão.”

 

Mercado de Games na Música

 

O Warner Music Group tem se concentrado em aumentar sua presença nos jogos há algum tempo. “No final das contas, tudo está indo em direção aos jogos e queremos ter certeza de que estamos capturando valor com isso. É o futuro do entretenimento ”, disse Oana Ruxandra, diretora digital do Warner Music Group, à Billboard em setembro passado.

A indústria da música vive uma tendência de investimento em plataformas de jogos no ano passado, com Travis Scott alcançando 27,7 milhões de participantes durante sua performance no jogo Fortnite em abril passado, dando início a uma onda de artistas que procuram criar shows virtuais em plataformas semelhantes. Roblox lançou seu primeiro show virtual em novembro, com um show virtual de Lil Nas X que acumulou 33 milhões de visualizações.

“COVID turbinou a demanda por eventos de transmissão ao vivo em 2D e 3D e facilitamos concertos virtuais em plataformas como Wave XR, Roblox e Fortnite”, disse Steve Cooper, CEO da Warner, durante a teleconferência de resultados do quarto trimestre da empresa em novembro.

“No caminho para ser um mercado de várias centenas de bilhões de dólares em 2025, os jogos estão entre os setores de mídia digital de crescimento mais rápido e nos posicionamos para formar parcerias significativas dentro da comunidade de jogos”, diz.

O movimento para levantar outra rodada de financiamento não tem sido um plano de longo prazo para a Roblox, que deveria ir a público em 2020 antes de atrasar seu IPO devido às condições de mercado incertas, segundo a Billboard.

Como muitas empresas de jogos, Roblox viu um grande aumento no engajamento dos usuários no início da pandemia, com um aumento de 40% no número de clientes em março de 2020. Em abril passado, Roblox relatou que dois terços de todas as crianças com idades entre 9 e 12 anos os EUA estavam usando sua plataforma.

Uma pandemia não é necessariamente um momento ruim para fazer um investimento estratégico. O crescimento da receita da Warner parou no trimestre encerrado em 30 de setembro, mas as gravadoras e as editoras foram protegidas de alguma forma de interrupções na música ao vivo e no varejo.

Além disso, o momento é bom para um investimento porque “a dívida é barata”, aponta a Billboard. Em outubro, a Warner levantou $ 250 milhões em uma venda de catálogos de 3% com a intenção específica de “financiar uma parte do valor agregado em dinheiro para certas aquisições”.

A notícia de hoje chega seis meses após a Sony Corporation – controladora do Sony Music Group – adquirir uma participação de US $ 250 milhões na Epic Games, fabricante do Fortnite, saiba mais clicando aqui.