Roberta Sá e Gilberto Gil se aproximaram em 2016 e veio a ideia de gravar um álbum reunindo apenas canções de Gil. A partir das duas primeiras canções que Gil compôs para Roberta, “Giro” (Gilberto Gil) e “Afogamento” (Gil/ Jorge Bastos Moreno), o projeto foi se transformando em um álbum só de novas canções – 11 no total. Com o título de Giro, o álbum será lançado dia 26 de abril.
Porém, antes do disco completo, chega hoje às plataformas digitais o single “Ela diz que me ama”. A canção é uma parceria de Gilberto Gil com Jorge Ben Jor, composta a pedido de Roberta. “Estávamos os três juntos e eu falei pro Jorge que um dia ainda gravaria uma música dele. Jorge me respondeu: -Por que não agora? Expliquei que estava fazendo um disco só de inéditas do Gil e brinquei: – Se você fizer uma com ele, eu gravo”, lembra.
“Ela diz que me ama” marca a retomada da parceria de Gil e Ben Jor: os dois haviam dividido “Gil & Jorge: Ogum, Xangô” , álbum duplo lançado em 1975, no qual lançaram quatro canções inéditas e regravaram outras tantas. Sobre a nova canção, Gilberto Gil pontua: A parceria foi provocada por Roberta. Eu já estava fazendo músicas para o disco dela – algumas sozinho, outras com Bem e com ela própria -, quando Roberta pediu que eu e Jorge fizéssemos uma pra ela gravar. Dias depois, o Jorge me mandou o esboço de uma canção, então, cada um fez uma parte da letra e da música”.
Produtor do álbum, Bem Gil, responsável pela ideia de se partir para um disco só de inéditas -, conta que pensaram no arranjo de base para a canção juntos, ele, Roberta e os músicos, no estúdio: “É uma música típica do Jorge e nos inspiramos nele pra gravar. Chamamos o trombonista Marlon Sette, que já fez arranjos pro Gil e pro Jorge, para fazer o arranjo dos metais e convidamos Pedro Miranda, João Cavalcanti e Alfredo Del Penho, três cantores amigos da Roberta, para o coro masculino”, conta .