(Foto: Divulgação / Getty Images para Universal Pictures)
Cillian Murphyé o protagonista de “Oppenheimer”, mas o ator Robert Downey Jr.certamente é um dos destaques do filme. Interpretando Lewis Strauss, antagonista da história, Robert dá uma guinada na carreira após anos de Tony Stark na Marvel e pode concorrer ao seu terceiro Oscar.
Ele já concorreu ao prêmio duas vezes, mas nunca ganhou. A primeira foi em 1993, com o filme “Chaplin”, e a segunda em 2009, com o filme “Trovão Tropical”. Perdeu respectivamente para Al Pacino (com “Perfume de Mulher”) e Heath Ledger (com “Batman: O Cavaleiro das Trevas”).
A maioria dos críticos tem destacado a atuação de Robert Downey Jr. em “Oppenheimer”. A BBC publicou que ele “é o coadjuvante crucial e oferece uma atuação astuta e dinâmica”. The Independent afirma que o ator é “o combustível no motor” do filme, e o USA Today ressalta que ele “surpreende de uma maneira que não víamos há algum tempo”.
(Foto: Divulgação)
Melhor filme da carreira de Robert Downey Jr., segundo o próprio
Robert Downey Jr.tem dito que esse é o melhor filme de sua carreira. Em entrevista ao New York Times, o ator ponderou: “não sei por que me identifico tanto com Lewis Strauss, mas senti que deveria desempenhar esse papel e sabia que estaria em boas mãos. ‘Oppenheimer’ tem sido uma linha de demarcação para mim”.
“Oppenheimer” é o típico filme com cara de Oscar – uma história genuinamente americana, com ótimas atuações e uma direção acertada. Antes mesmo da estreia, já considerado um forte candidato para a premiação de 2024. A Academia adora e presta atenção ao trabalho de Christopher Nolan. O último filme dele que não recebeu nenhuma indicação ao Oscar foi em 2012, “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”.