O ator escocês Robbie Coltrane morreu. Conhecido mundialmente por ter interpretado Rubeus Hagrid na franquia “Harry Potter” nos cinemas, Robbie estava com 72 anos. A morte foi confirmada por seu agente ao site Deadline, mas a causa ainda não foi divulgada até o momento do fechamento desta matéria.
Robbie Coltrane era o nome artístico de Anthony Robert McMillan. É considerado um dos comediantes mais populares do Reino Unido. Além de ator, também foi roteirista, produtor e diretor. Seus últimos trabalhos foram pré-pandemia: a série “Urban Myths” (2019-2020), a minissérie “National Treasure”(2016) e o filme “Effie Gray – Uma Paixao Reprimida” (2014).
Ele trabalhou desde o primeiro filme de “Harry Potter”, o “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001), um blockbuster global. O desempenho da franquia também lhe rendeu trabalhos como Rubeus Hagrid em curtas e dublagem de videogame.
Outros sucessos de sua carreira foram a série “Cracker”, que ele protagonizou de 1993 a 1996. O programa ganhou seis BAFTAs. Além disso, Robbie Coltrane interpretou Valentin Zukovsky na franquia “007”, na época em que James Bond era interpretado por Pierce Brosnan.
Robbie Coltrane deu declaração emocionante no especial de “Harry Potter”
O ator esteve no especial da HBO Max “Harry Potter: De Volta a Hogwarts”, lançado no último ano novo em comemoração aos 20 anos da franquia. No programa, ele falou que seus filhos cresceram enquanto ele trabalhava em “Harry Potter” e disse que se sentia muito orgulhoso do trabalho.
“O legado dos filmes é o que as crianças dessa geração vão mostrar para os filhos delas, então você pode assisti-los daqui a 50 anos facilmente. Eu tristemente não estarei aqui, mas Hagrid estará. Sim”, disse Robbie Coltrane.