Menu
in , ,

Sob risco de cancelamento: os bastidores de “Rebelde” da Netflix

2ª temporada de “Rebelde” registra números regulares e não atrai um público novo para a série.

(Foto: Netflix)

A série “Rebelde”, reboot da Netflix para a novela famosa, corre o risco de cancelamento após duas temporadas. Alguns dos atores da série têm engajado em campanhas de fãs para que o programa seja renovado, mas o risco existe e todos sabem disso.

O ator e cantor Saak fez tweets nesta semana destacando que “Rebelde” está há duas semanas no Top 10 global da Netflix de programas em língua não-inglesa. Ele também twittou “RENOVA REBELDE NETFLIX”, fazendo coro ao público.

Leia mais:

Os números da 2ª temporada de “Rebelde”

Na semana de 25 de julho a 31 de julho, a 2ª temporada de “Rebelde” registrou 15,3 milhões de horas assistidas. Ficou em 7º lugar no ranking global de séries em língua não-inglesa, liderado por “Uma Advogada Extraordinária” (com 65,3 milhões de horas assistidas no mesmo período).

(Foto: Netflix)

Na semana de 1º a 7 de agosto, “Rebelde” garantiu mais 8,7 milhões de horas assistidas mundialmente, ficando em 9º lugar no ranking. São números modestos para uma produção deste nível. Em termos comparativos, a 2ª temporada de “Bom Dia, Verônica” bateu 14,7 milhões de horas assistidas nesta semana, e ainda aumentou o interesse pela 1ª temporada, que registrou 9,2 milhões de horas assistidas no mesmo período.

“Rebelde” falha neste quesito: a estreia da 2ª temporada não aumentou o interesse das pessoas pela 1ª. Ou seja, não atraiu um novo público, que é um dos critérios de avaliação de sucesso da Netflix. Por exemplo, quando “Stranger Things” estreou sua 4ª temporada, as três temporadas anteriores entraram no ranking das séries mais assistidas em língua inglesa.

(Foto: Mayra Ortiz/Netflix)

Baixo investimento em marketing

“Rebelde” foi lançada em janeiro deste ano, com divulgação massiva da Netflix. A produção investiu em clipes, um álbum com a Sony Music, outdoors, stand em shopping, maratonas de entrevistas e até um evento virtual no YouTube. O lançamento da 2ª temporada foi bem diferente. A Netflix estreou os novos episódios em julho, o que já é atípico – duas temporadas no mesmo ano – e deixou a impressão de “querer acabar logo com isso”.

Não houve praticamente nada para divulgar a estreia – e as músicas gravadas não foram lançadas até agora. Corre o risco de nunca saírem, inclusive. O POPline sondou a assessoria da Netflix no Brasil sobre o caso, e não obteve respostas concretas.

Andrea Chaparro, uma das atrizes do elenco, chegou a pedir publicamente que as músicas sejam lançadas. Alguns atores do elenco também têm incentivado os fãs conquistados a pressionarem a Netflix pedindo a renovação do programa. Por ora, a plataforma não se pronuncia. Mas a atitude dos atores já é indicativa da insegurança da produção.

(Foto: Netflix)

Compartilhe:

Sair da versão mobile